Índice:
- Bando (até 8 pessoas)
- Jitsi Meet (sem limites de pessoa)
- Hangouts do Google (até 10 e 250 pessoas)
- TrueConf (até 3 e 120 pessoas)
- Zooroom (até 12 pessoas)
- Smoothy (até 8 pessoas)
- Google Duo (até 8 pessoas)
- Zoom (até 100 pessoas)
Há poucos dias, a notícia se espalhou na mídia. Houseparty, o popular aplicativo de videochamada em grupo, teria sido hackeado. Os criadores da ferramenta já negaram as acusações, mas a dúvida permanece entre os usuários. Por este motivo, compilamos algumas alternativas ao Houseparty para fazer chamadas de vídeo em grupo do celular com muitas pessoas, independentemente do sistema operacional.
índice de conteúdo
Bando (até 8 pessoas)
A alternativa perfeita para Houseparty. O Bunch herda a ideia original do aplicativo de videochamada ao integrar uma série de jogos online para participar de videochamadas com no máximo 8 participantes. Até o momento, o aplicativo possui vários jogos de desenho, cultura geral e quebra-cabeças, com títulos como Draw Party, Superhighway, Mars Dash ou Flappy Lives.
Como se não bastasse, é compatível com aplicativos e jogos de terceiros, como Minecraft, Roblox ou PUBG Mobile. Desta forma, podemos jogar online com os nossos amigos através de um processo que decorrerá em segundo plano e que nos permitirá comunicar através de voz e vídeo.
Jitsi Meet (sem limites de pessoa)
Uma das melhores alternativas ao Houseparty, justamente pelo número de participantes que podem aderir às chamadas e por se tratar de um software Open Source. Na verdade, a aplicação não tem limite de pessoas, o número máximo é determinado pelas limitações do servidor que o host está usando ou da rede à qual está conectado.
Possui um aplicativo para Android e iOS, porém desde tuexperto.com recomendamos ir diretamente para a versão web da plataforma. A boa notícia é que não é necessário nenhum tipo de registro para criar reuniões ou participar de chamadas. Também possui diversas funções que nos permitem compartilhar a tela do computador. E sim, é totalmente gratuito.
Hangouts do Google (até 10 e 250 pessoas)
O aplicativo Google desenvolvido exclusivamente para videochamadas em grupo tem limite máximo de 10 pessoas em sua versão gratuita; 250 se optarmos pela versão empresarial. Por depender de uma conta do Google, não teremos que usar serviços de terceiros para acessar o aplicativo.
Possui uma versão desktop, que também adiciona algumas funções adicionais, como a capacidade de compartilhar a tela do computador.
TrueConf (até 3 e 120 pessoas)
"Crie e participe de videoconferências em vários grupos com até 120 usuários." É assim que se anuncia esta aplicação que nos permite realizar videoconferências com mais de 100 pessoas através do telemóvel, se optarmos pela versão paga. A versão gratuita tem limite máximo de 3 pessoas e integra-se com contas do Google, Facebook e Twitter.
Dado o baixo consumo do aplicativo, alguns usuários optaram por utilizar a TrueConf como uma câmera de vigilância para os mais pequenos da casa.
Zooroom (até 12 pessoas)
Outro aplicativo que conseguiu se popularizar na quarentena devido ao coronavírus é o Zooroom, que não tem nada a ver com a ferramenta Zoom. O limite máximo de participantes do aplicativo é de 12 pessoas. Embora sua maior vantagem seja que não exige registro de nenhum tipo, como o Jitsi.
Talvez o mais notável sobre o Zooroom seja sua otimização para dispositivos móveis: quase não consome dados e bateria em comparação com outros aplicativos como o Skype. Também possui algumas funções de mensagens para compartilhar imagens e mensagens de texto, entre outras. Na verdade, seu comportamento é mais parecido com uma rede social do que com um aplicativo de videoconferência comum.
Smoothy (até 8 pessoas)
Este aplicativo com o nome de shake chegou recentemente às lojas de aplicativos e hoje é proclamado como uma das melhores alternativas ao Houseparty. Como este último, o limite máximo de participantes é de 8 pessoas. Possui filtros divertidos baseados em Realidade Aumentada e uma seção social bastante semelhante ao que aplicativos como o Snapchat oferecem.
Também nos permite criar um avatar virtual para nos representar por meio de um personagem semelhante ao Memoji da Apple. Seu consumo, sim, é um tanto alto, algo que afeta tanto a bateria quanto a quantidade de dados necessários.
Google Duo (até 8 pessoas)
Esta é a evolução natural do Hangouts. O aplicativo em questão é uma espécie de WhatsApp vitaminado com funções de mensagens e a possibilidade de realizar videochamadas em grupo de alta qualidade e fidelidade com até 8 pessoas.
Possui um modo de pouca luz que nos permite ajustar o brilho da câmera às condições de iluminação. Da mesma forma, o Duo vem pré-instalado em todos os telefones Android, por isso não teremos que baixar nenhum cliente da Google Store. Claro, ele tem um cliente de desktop para navegadores completos.
Zoom (até 100 pessoas)
O aplicativo de quarentena mais polêmico, junto com o Houseparty. Aparentemente, a Zoom não criptografa os dados de suas conversas ponta a ponta, conforme anunciado em seu site. Da mesma forma, continua sendo um dos aplicativos de videoconferência mais completos que existem hoje.
O zoom tem um limite máximo de chamadas de 40 minutos se fizermos uma chamada de vídeo em grupo com duas ou mais pessoas. Essa limitação de tempo desaparece se fizermos videochamadas individuais, ou seja, com no máximo duas pessoas. Em relação ao limite de participantes do Zoom, o aplicativo oferece chamadas de até 100 participantes em sua versão gratuita e até 500 em suas versões destinadas a empresas.
Outras notícias sobre… Android, Jogos