Índice:
- Sempre use o carregamento rápido para carregar seu celular Xiaomi
- Ative todas as permissões dos aplicativos que instalamos no celular
- Use seu celular Xiaomi no banheiro ou em ambientes úmidos
- Use o celular ao sol ou em ambientes quentes
- Carregue o celular enquanto estiver usando
- E carregue-o durante a noite
- Deixe o nível da bateria atingir 1%
- Baixe arquivos APK externos de fontes não oficiais
Os telemóveis da empresa chinesa conseguiram no último trimestre do ano uma quota de mercado de 23% em Espanha. É fato que os usuários estão renovando cada vez mais seus celulares. A vida média de um smartphone em nosso país é de 20 meses e meio, valor que está longe da vida útil real de um aparelho. Agora, mais do que nunca, é interessante estender a vida útil de nossos dispositivos móveis em face da crise econômica que se aproxima por causa do coronavírus. E precisamente por esta razão, compilamos várias dicas e recomendações a seguir se quisermos estender a vida útil de nosso Xiaomi móvel ao máximo.
Sempre use o carregamento rápido para carregar seu celular Xiaomi
Já mencionamos isso inúmeras vezes. O uso repetido de carregamento rápido pode afetar negativamente a vida útil das baterias e, portanto, de nossos dispositivos móveis. E não estou dizendo isso. Vários estudos mostraram isso repetidamente.
Como não podemos desativar o carregamento rápido por meio das opções MIUI, é melhor usar um carregador ou cabo com amperagem e voltagem mais baixas, desde que seja da marca ou de um fabricante conhecido. Afinal, o uso de cabos e carregadores de baixa qualidade pode causar danos irreparáveis ao seu dispositivo.
Ative todas as permissões dos aplicativos que instalamos no celular
As lojas de aplicativos oficiais, como a Play Store ou a Amazon Appstore, não são mais tão seguras. Recentemente, dezenas de aplicativos foram eliminados das diferentes lojas por violar as condições do Google, condições que afetam a segurança dos dispositivos. É o caso do Camscanner, um aplicativo que esconde malware em seu código-fonte.
A melhor medida de segurança que podemos tomar em tal cenário é limitar a ativação das permissões do aplicativo. O microfone, a câmera, o acesso à memória interna, a localização GPS… Qualquer permissão pode ser usada para obter informações pessoais de forma fraudulenta. Claro, desde que não afete a funcionalidade do aplicativo em questão.
Use seu celular Xiaomi no banheiro ou em ambientes úmidos
Apesar de alguns celulares da marca chinesa possuírem proteção IP68, hoje a umidade pode ser a principal causa de corrosão e oxidação de alguns componentes internos do telefone.
Através dos diferentes orifícios do dispositivo, as manchas de água podem entrar e degradar todos os elementos que encontrarem em seu caminho. A única solução para este problema é evitar o uso de qualquer aparelho eletrônico no banheiro ou em qualquer ambiente úmido, independente da temperatura, sobre o que falaremos a seguir.
Use o celular ao sol ou em ambientes quentes
Tal como acontece com os computadores, expor o telefone a altas temperaturas pode ser fatal para a vida útil da bateria e de outros componentes internos. Dependendo da capacidade de dissipação do nosso aparelho, o ideal é manter uma temperatura abaixo de 35ºC.
Caso a temperatura do telefone ultrapasse este valor, teremos que desligar o terminal para evitar danos irreparáveis. Na verdade, em tuexpertomovil.com , recomendamos que você mantenha o celular desligado durante o tempo de exposição ao sol ou ambientes quentes.
Carregue o celular enquanto estiver usando
Já vimos como as altas temperaturas afetam os componentes internos dos telefones celulares. Com base nessa premissa, uma das ações que mais geram aumento de temperatura em nosso aparelho é justamente a carga. E se combinarmos a carga com a utilização do terminal com jogos e aplicativos pesados, o resultado pode ser devastador.
A solução? Deixe a carga terminar e use o celular sem qualquer conexão com a rede elétrica. No final das contas, o uso do processador e da memória RAM gera uma demanda na bateria que acabará acelerando a curva de temperatura, algo fatal para nossos aparelhos.
E carregue-o durante a noite
Os telefones não usam baterias de níquel há mais de uma década, baterias que têm efeito de memória. Apesar das baterias de lítio atuais não terem mais esse efeito memória, expô-las a micro-cargas por um período prolongado pode acabar afetando sua vida útil.
Atualmente o MIUI e o resto das camadas de customização atuam de tal forma que o fornecimento de energia é interrompido quando a capacidade da bateria atinge 100%. O problema é que esse suprimento é restaurado quando esse percentual cai para 99% ou menos. Isso pode acabar levando a dezenas de micro cargas ao longo da noite, dependendo do consumo do telefone em repouso.
Deixe o nível da bateria atingir 1%
Em 1%, 5% ou 10%. Em vários dos estudos relacionados acima, é mostrado que o nível de estresse das baterias é maior quando sua capacidade é vista nas últimas.
O MIUI geralmente gera um aviso quando o nível da bateria é igual ou inferior a 20%. É aconselhável iniciar a cobrança a partir deste valor e nunca atingir valores abaixo de 10%. Isso é algo que pode variar dependendo da capacidade teórica da bateria.
Baixe arquivos APK externos de fontes não oficiais
Não importa o quão provisória seja a ideia de baixar aplicativos e jogos gratuitos de sites de terceiros, o que o Google e a Xiaomi recomendam é exatamente ficar de fora dessas práticas. Não só pela ilegalidade que isso acarreta, mas também pelos problemas que pode causar aos nossos dispositivos.
Alguns desses aplicativos podem conter malware em seu código-fonte ou simplesmente coletar informações sem o consentimento expresso do usuário, sem contar que podem atuar como ponte para controlar algumas funções do terminal.