É bem sabido que enquanto Steve Jobs estava à frente da Apple, a tecnologia Flash da empresa Adobe não foi bem recebida nos dispositivos móveis de Cupertino. A chegada da próxima geração do iPhone 5 mobile fez reagir a fabricante do software e apresentou novas ferramentas para publicar conteúdo em Flash que seriam compatíveis com aparelhos como iPhone, iPod e iPad.
Mas atenção, não se trata de implementar a tecnologia Flash nativamente como acontece em outras plataformas como Android ou, como pode acontecer em qualquer computador. Em vez disso, a Adobe teria escolhido outro caminho um pouco mais ambíguo. Mesmo assim, a única parte compatível com a plataforma móvel Apple iOS pelo menos por enquanto seria a seção de vídeos.
Durante a feira IBC em Amsterdam, Adobe apresentou suas novas versões das ferramentas necessárias para que conteúdos baseados em sua tecnologia Flash possam ser incluídos. Essas versões seriam: Adobe Flash Media Server 4.5 e Adobe Flash Access 3.0. Mas, como eles funcionariam para que pudessem ser vistos nos terminais da Apple ? Na opinião, as novas tecnologias da Adobe iria conseguir identificar o tipo de computador que você está tentando acessar o Flash - com base em conteúdo e detectar que é um móvel, jogador ou tablet a partir da Apple, o conteúdo seria transformada em um formato compatível.
No entanto, deve ser observado novamente que páginas da web ou anúncios baseados na tecnologia Adobe não serão, no momento, compatíveis com equipamentos Apple. Por fim, a Adobe escolheu o caminho que outras empresas já escolheram. Ou seja, por meio de aplicativos de terceiros e seus respectivos servidores, vídeos codificados em um formato compatível e que pudessem ser reproduzidos sem problemas foram transformados e devolvidos ao iPhone ou iPad. Um exemplo disso é o navegador SkyFire.