Índice:
- Xiaomi Redmi Note 7 e Xiaomi Mi A1 com Android 10
- Graças aos desenvolvedores, você pode experimentar o Android 10
- Como instalar essas duas ROMs?
Lamentamos muito, mas a era dos 'bolos' no Android já passou. Lembraremos do Android 9 Pie como a última das versões que adotou um nome curioso e doce. Agora temos que se contentar com uma numeração simples, Android 10. O que não mudou é o ritmo que o Google aplica às suas versões do sistema operacional. Ano após ano temos um novo, com sua lista de novos recursos e funções agregadas que trazem uma nova dimensão de uso aos nossos terminais. Este ano foi a vez do Android 10. Agora teremos que esperar que o fabricante do nosso celular atualize sua camada e finalmente poderemos tê-lo em nosso aparelho. Ou isso, ou faça root no nosso celular para instalar uma ROM preparada nessa versão. Neste caso, sugerimos que você instale ROMs com Android 10 no Xiaomi Redmi Note 7 e no Xiaomi Mi A1.
Xiaomi Redmi Note 7 e Xiaomi Mi A1 com Android 10
O que você pode fazer para ter a versão mais recente do Android 10 no seu Xiaomi Redmi Note 7, lançado em janeiro deste ano, e no Xiaomi Mi A1 com Android puro, que este ano esteve nas ruas por dois anos? Com relação à Nota 7, calma. Se você não quiser fazer o root do telefone, ainda terá a atualização para o Android 10. Este não é o caso com o terminal 2017. Se quiser atualizar o Xiaomi Mi A1, você terá que passar por todo o processo de root. Ou isso, ou troque seu celular por um atual.
Graças à página de desenvolvimento do Android XDA, temos os links correspondentes às ROMs preparadas em uma versão do Android 10. Por exemplo, se você deseja instalar uma ROM para o Xiaomi Redmi Note 7, deve baixá-la deste link. A grande maioria das funções básicas são operativas nesta versão beta embora, em algumas ocasiões, possa apresentar bugs, embora nenhum de gravidade tenha sido relatado. Além disso, os aplicativos do Google vêm pré-instalados, para que você não precise fazer o download e atualizá-los separadamente. A ROM é conhecida como 'Pixel Experience' e, como o próprio nome sugere, com ela você terá uma experiência de usuário semelhante a quem tem um Pixel como seu próprio celular.
Graças aos desenvolvedores, você pode experimentar o Android 10
O Xiaomi Redmi Note 7, mais cedo ou mais tarde, terá sua versão oficial do Android 10, bastará esperar. Mas e o Xiaomi Mi A1 com Android puro? Bem, você pode fazer o root ou mudar seu celular. Se optar pela primeira, neste link poderá fazer o download da ROM que deverá instalar, como sempre, através de um recovery customizado que deverá ter instalado previamente. O ROM que temos para o Xiaomi Mi A1 com Android 10 é o mesmo Pixel Experience que vimos antes, embora desta vez não tenhamos a opção de gravação de tela ativada. De resto, tudo está totalmente funcional e os aplicativos do Google são pré-instalados, então você só precisa fazer o flash e usar.
Como instalar essas duas ROMs?
Vale lembrar que para fazer o root de um terminal da marca Xiaomi é preciso ter o bootloader desbloqueado, um processo fácil de realizar mas que pode se prolongar no tempo, pois devemos fazer um pedido ao fabricante. Posteriormente, devemos conceder privilégios de root ao nosso terminal, além de instalar uma recuperação personalizada. Podemos conseguir tudo isso, uma vez que o bootloader seja desbloqueado, de uma forma muito simples graças à ferramenta Mi Tools, embora você só possa usá-la com o Xiaomi Redmi Note 7. Para o Xiaomi Mi 1 temos uma ferramenta chamada Xiaomi Mi A1 Tool que podemos baixar de XDA Developers.