A Apple vence: o Flash deixará de ser uma realidade nos celulares. A empresa responsável pelo suporte desta linguagem de programação para conteúdos interativos baseados em áudio e vídeo, a Adobe, já anunciou que deixaria de desenvolver a versão mobile deste padrão, em favor da promoção do HTML5, como os de Cupertino apostaram desde então o lançamento do iOS (sistema iPhone, iPad e iPod Touch).
Como se a posição da Adobe não bastasse, ou talvez precisamente por causa da declaração que fez há algumas semanas sobre suas intenções de enterrar o Flash, do Google eles decidiram obter as baterias com seu mais recente sistema operacional para smartphones, Android 4.0 Ice Cream Sandwich (ICS)
E é que como sabemos através do Phone Arena, os de Mountain View não teriam equipado sua plataforma mais avançada para smartphones com suporte nativo para o lançamento de conteúdo em Flash. E mais: não será possível baixar o aplicativo mobile que permite a reprodução de vídeos, banners e outros arquivos programados em Flash.
Mas as coisas ainda melhoram, já que as versões anteriores dos sistemas que permitiam reconhecer este tipo de conteúdo também não serão compatíveis com o ICS, então o Google dá um bloqueio definitivo ao sistema sem esclarecer como os milhares poderiam ser exibidos de páginas que hoje hospedam arquivos Flash de uma forma ou de outra.
A própria Adobe anunciou o lançamento de uma ferramenta que permite converter conteúdo em Flash para visualização em navegadores preparados para o padrão HTML5, embora o Google não tenha esclarecido se usará um sistema dessa natureza.
O navegador Skyfire para iOS, por exemplo, oferece uma função semelhante, procedendo com uma função de conversão remota que envia arquivos Flash para servidores que transformam o conteúdo para devolvê-los ao navegador do usuário em um formato legível pelo dispositivo. Porém, como dizemos, ainda não se sabe se será a fórmula que o Android 4.0 adotará para ler sites com informações em Flash.
Atualização: Já que o Google anunciou que finalmente o ICS estará realmente pronto para reproduzir conteúdo em Flash, mas será a versão mais recente do sistema com suporte nativo.
