Enquanto persiste a bateria de rumores de que neste mesmo mês a nova geração de celulares Nexus seria apresentada com outra versão mais avançada do Android, a empresa norte-americana Google publicou os dados de penetração de cada uma das edições do sistema operacional. Atualmente, o Android povoa os telefones móveis desse ecossistema por meio de oito versões que vão de 1,5 ”” chamado Cupcake ”” até a mais recente, 4,1 ”” Jelly Bean. De todos eles, o que continua ocupando a maior fatia do bolo é o 2,3, o Pão de Mel, que pode ser encontrado emmais da metade dos dispositivos da família: nada menos que 55,8%.
O fato de ser a edição de cabeçalho para o poderoso e muito extenso mid-range dos dispositivos Android é a melhor resposta à questão da poderosa presença do Gingerbread no mercado, cuja evolução, o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, continua a penetrar para turbinar pouco a pouco. Esta versão do sistema Mountain View é chamada para ser a nova plataforma de médio alcance para os próximos meses, embora sua expansão dentro desta família ainda não seja muito evidente, com menos de 25 por cento dos celulares compatíveis trabalhando com esta versão.
Por outro lado, a atualização que está demorando a iniciar é o Android 4.1 Jelly Bean, que é, como dizemos, o mais moderno de toda a gama. São poucos os celulares que hoje são compatíveis com esta versão "" apenas os dois últimos Nexus, o mais moderno Samsung Galaxy, poucos tablets, como o Nexus 7, Motorola Xoom ou Acer Iconia Tab A700 e, em breve, aparelhos da Sony ou HTC ””, o que explica porque apenas 1,8 por cento dos dispositivos Android funcionam com este sistema. Um dos celulares mais vendidos neste segmento, o Samsung Galaxy S3”” Já vendeu mais de 20 milhões de terminais em todo o mundo ”” já está sendo atualizado para Jelly Bean, embora teremos que esperar os dados do final do ano para ver até que ponto o comportamento comercial deste telefone tem impacto sobre Percentuais do Android 4.1 dentro do elenco geral.
O Android 4.1 Jelly Bean foi apresentado em junho passado, mas não foi até poucas semanas atrás quando começou a ser instalado em dispositivos fora da família Nexus, o que explica a expansão limitada desta versão. Os mais antigos, como o Android 2.1 Eclí ir ”” com 3,4 por cento ”” ou o Android 2.2 FroYo ”” com uma participação de 12,9 por cento ””, têm uma presença maior. Porém, a favor da parte de mercado que o Jelly Bean representa, seus números podem ser comparados aos do Android 3.0 Honeycomb "", versão do sistema com o qual o Google focava no funcionamento de tablets"", Uma edição que hoje mal ultrapassa 0,01 por cento em terminais compatíveis em comparação com a mais recente de Mountain View.
