Os dois terminais topo de linha da Samsung já estão nos trilhos do Android 4.1 Jelly Bean, assim como alguns de seus terminais mais recentes apresentados. No total, são três equipas que já usufruem do penúltimo sistema operativo da Google, a saber: Samsung Galaxy S3, Samsung Galaxy Note 2 e Samsung Galaxy S3 Mini. O Samsung Galaxy Note já foi visto com uma ROM Jelly Bean não oficial, e agora é a vez do Samsung Galaxy S2. Essa equipe deverá receber esta edição da plataforma durante o primeiro trimestre de 2013, embora os mais impacientes já tenham a possibilidade de baixar uma versão de teste com a qual verificar como fica na faixa alta do ano passado.
A edição específica que virá com o Samsung Galaxy S2 será o Android 4.1.2, codificado neste terminal como I9100XXLSJ. Parece ser uma cópia estável, embora não seja isenta de erros, já que ainda não estamos diante da versão final que chegaria ao Samsung Galaxy S2 através do sistema OTA e Samsung Kies. Por isso, quem ousar instalá-lo através do assistente ODIN deve ter em mente que a cópia de segurança antes de sua instalação é quase obrigatória, e que o processo está vinculado à sua inteira responsabilidade.
Um dos grandes atrativos que sairia da mão da atualização do Android 4.1.2 Jelly Bean para o Samsung Galaxy S2 seria a possibilidade de importar alguns dos recursos interessantes que foram lançados no Samsung Galaxy S3 e que foram posteriormente vistos no o Samsung Galaxy Note 2. Estamos falando do conjunto de aplicativos que tornam este smartphone ainda mais inteligente. Por exemplo, depois de instalar a referida versão do sistema Google podemos desfrutar da função Direct Call, com a qual o Samsung Galaxy S2 irá identificá-lo, ao escrever um SMS"" Caso ainda escrevamos SMS "", mudamos de ideia e optamos por ligar para esse contacto.
Chegará também o sistema Pop Up Play, um complemento do reprodutor de vídeo que permite lançar uma janela flutuante durante a visualização, para que enquanto executamos qualquer outra tarefa com o Samsung Galaxy S2, o vídeo continue a ser visto em primeiro plano em um quadro de tamanho Customizável. Também acrescentaria às funções do Samsung Galaxy S2 o sistema de reprodução sem fio AllShare Play, uma evolução da maneira peculiar como a Samsung entende o padrão DLNA. Da mesma forma, não faltaria armazenamento e serviço de comunicação na nuvem da casa, denominado S Cloud.
Por fim, por se tratar da versão Android 4.1, o Samsung Galaxy S2 também teria após a atualização com algumas das melhorias integradas ao sistema operacional, como acréscimos funcionais à barra de notificação, uma nova versão da interface nativa da Samsung, TouchWiz ou o meio de buscas personalizadas integradas com os demais componentes da plataforma, o Google Now.
