No momento, apenas o Samsung Galaxy Nexus foi lançado com o sistema Android 4.0 Ice Cream Sandwich nativamente. No entanto, começam a surgir as primeiras pistas que indicam a existência de planos para o lançamento da próxima versão da plataforma Google para smartphones e tablets.
Seu nome será Android 5.0 Jelly Bean. Lembre-se de que a progressão que os Mountain Viewers seguem para dar a seus sistemas operacionais nomes "" ou sobrenomes "" brinca com o uso de palavras que se referem a doces e guloseimas. E não só isso: cada novo sistema é nomeado com palavras cuja primeira letra continua em ordem alfabética à da versão anterior.
Bem, o fato é que, conforme aprendemos através do site especializado DigiTimes, a nova plataforma deveria chegar oficialmente no segundo trimestre deste ano. Ou seja, entre os meses de abril e junho poderíamos ter um primeiro contato que, se dado nas condições que avançam a partir do referido meio, ocorreria no Samsung Galaxy Nexus.
Entre as novidades que a nova versão do sistema operacional traria, destaca-se a possibilidade de dual-boot usando Android e Chrome OS de forma intercambiável. Esse é o ambiente de nuvem do Google, desenvolvido para netbooks e ultrabooks, que segundo os últimos rumores também teria sido otimizado para funcionar em smartphones e tablets compatíveis com Android 5.0.
Aparentemente, a decisão seria uma resposta ao iminente desembarque de dispositivos compatíveis com outro sistema híbrido, o Windows 8, que seria desenvolvido a partir de duas interfaces gráficas projetadas para tablets, computadores e laptops.
Na verdade, já repetimos em várias ocasiões que a Nokia seria uma das empresas que lideraria a estreia da plataforma da Microsoft com um tablet que neste momento já poderia estar disponível em sua fase de protótipo, mas que não veria a luz até meados do ano.
