Os proprietários do Nexus 4 podem finalmente acessar a versão mais recente do sistema operacional Android. A empresa americana Google começou a distribuir a atualização do Android 5.1 Lollipop para o Nexus 4 em todo o mundo sob a numeração de LMY47O. A atualização está sendo distribuída via OTA, ocupa um espaço aproximado de 174 MegaBytes e já está disponível para download em todo o mundo. O arquivo para esta atualização pode ser baixado no link:
A atualização do Nexus 4 Android 5.1 Lollipop chega meio mês após a versão atualizada do Android 5.1 recebida pelo Nexus 5 e Nexus 6 (a primeira atualização data de alguns dias atrás). Ainda é muito cedo para falar sobre como esta nova atualização afeta a fluidez do Nexus 4, embora não devemos esquecer que a versão do Android 5.1 Lollipop que o Nexus 6 recebeu trouxe consigo uma melhoria significativa no desempenho do celular em comparação com as versões anteriores do Lollipop. Além das habituais correções de bugs e melhorias de desempenho, a atualização do Android 5.1 Lollipoptraz ainda um novo modo de Device Protection (permite bloquear dados móveis em caso de roubo) ou o suporte renovado para múltiplos cartões SIM, entre outras pequenas inovações focadas principalmente em ajustes de design.
A versão do Android 5.1 Lollipop que o Google começou a distribuir entre os Nexus 4 pode ser baixada e instalada diretamente do celular, sem precisar passar pelo computador. Para baixar esta atualização, basta acessar o aplicativo Configurações, clicar na seção “ Sobre o telefone ” e entrar na opção “ Atualizações do sistema”.”E espere o celular detectar a versão mais recente do sistema operacional. Embora a atualização não ocupe um espaço particularmente alarmante, é aconselhável baixá-la com a conectividade de dados desligada, pois assim garantimos que não consumiremos a taxa de dados durante o download e instalação.
Por outro lado, no momento já existem rumores de que o Google está preparando a atualização do Android 5.1.1 Lollipop para uma distribuição praticamente iminente. As informações relacionadas a esta atualização vêm exclusivamente de especulações de que o Android 5.1.1 poderia corrigir um novo problema de gerenciamento de RAM que apareceu na versão do Android 5.1 Lollipop (que, ironicamente, tinha como objetivo corrigir problemas de desempenho de versões anteriores do Lollipop). Esta nova atualização será distribuída em primeiro lugar entre os proprietários dos dispositivos da gama Nexus, embora o GoogleAinda não foi oficialmente decidida a data de lançamento desta versão entre os usuários.
