Índice:
- O que é e como funciona o Gerenciador de dispositivos Android?
- Como instalar o gerenciador de dispositivos Android
- Como usar o Android Device Manager Web
- Como encontrar um dispositivo por IMEI
- Como alterar a senha de um telefone celular com o Gerenciador de dispositivos Android
Poucas coisas piores podem nos acontecer hoje, sem incluir as coisas realmente vitais e importantes da vida, do que perder nosso celular na rua. Para encontrá-lo em caso de perda ou furto, existem inúmeras ferramentas à sua disposição, destacando-se entre elas a disponibilizada, oficialmente, pelo próprio Google. Seu nome é Android Device Manager (algo como 'Android Device Manager) e você pode baixá-lo gratuitamente na loja de aplicativos. Seu arquivo de instalação é bem leve, portanto você pode baixá-lo, com urgência, no telefone de um amigo, caso tenha perdido seu aparelho.
O que é e como funciona o Gerenciador de dispositivos Android?
Claro, você tem que levar em consideração, principalmente, que para que este aplicativo encontre o seu celular deve estar sempre com o GPS ativado. O consumo de bateria por ter o GPS sempre ligado não é muito grande e pode evitar problemas. O que o Android Device Manager faz é rastrear o seu terminal, usando para isso os serviços de localização, que deveriam estar ativados, no terminal perdido.
Como instalar o gerenciador de dispositivos Android
Para localizar seu telefone perdido, você deve ter o aplicativo Gerenciador de dispositivos Android instalado em seu celular. Para localizá-lo, você deve abrir este aplicativo em uma página da web ou em outro telefone Android que também deve tê-lo instalado. Aqui você pode ver onde seu telefone está, fazê-lo tocar, apagar os dados e bloquear o dispositivo perdido e verificar o status da bateria. Assim que o instalarmos em nosso telefone, entramos com nossa conta do Google e concedemos permissões de geolocalização. A seguir, aparecerá um mapa com a localização do celular devidamente marcada.
A tela mostrará o modelo do celular, a bateria restante, a rede à qual ele está conectado no momento e várias opções, como reproduzir som, bloquear o aparelho e excluir seu conteúdo. E é isso, seu celular já estará protegido contra perdas. Para localizá-lo em outro dispositivo, você terá que entrar no aplicativo Android Device Manager instalado em outro telefone com sua conta do Google ou através do Android Device Manager Web.
Como usar o Android Device Manager Web
Você pode usar a versão web do Gerenciador de dispositivos Android para localizar seu telefone perdido. Para fazer isso, ligue o computador e entre no site do aplicativo. O telefone perdido aparecerá automaticamente localizado no mapa, podendo, remotamente, fazê-lo tocar, apagar seu conteúdo e bloqueá-lo para que não possam utilizá-lo. Através desta última opção, também pode enviar uma mensagem personalizada para comunicar com quem tem o seu telemóvel.
Como encontrar um dispositivo por IMEI
O número IMEI é aquele que aparece na caixa do seu dispositivo e é como a placa do seu telefone, uma série numérica pessoal e intransferível que pertence apenas ao seu telefone e a mais ninguém. É um número que você deve manter a salvo, longe dos olhos dos outros. Geralmente vem em uma etiqueta colada na parte de trás do telefone, um adesivo que você deve retirar e colar, por exemplo, dentro da caixa do terminal, para não perdê-lo e mantê-lo sempre em local seguro, embora localizado.
Graças ao número IMEI poderemos encontrar o nosso telefone através do GPS. Tudo o que precisamos fazer é baixar um aplicativo da Google Play Store chamado ' IMEI Tracker - Encontre meu dispositivo '. É uma ferramenta que não vai custar um centavo, embora você tenha que 'sofrer' em troca de um anúncio ocasional. Você pode baixá-lo neste link na loja de aplicativos do Google Play e seu tamanho de arquivo é pouco mais de 8 MB de peso, então você não precisa se preocupar com os dados móveis de sua taxa.
Para que esta aplicação funcione correctamente teremos que lhe dar três permissões: ligar por telefone, aceder às fotos e conteúdos multimédia da mesma e, claro, à localização da mesma. Assim que a instalação for concluída e as permissões forem concedidas, teremos que acessar o aplicativo através de nossa conta Google. Através deste acesso, o aplicativo poderá acessar seu nome, seu endereço de e-mail e sua foto de perfil.
Deixamos esta opção caso você ache conveniente usá-la, mas achamos melhor que você continue usando o Gerenciador de dispositivos Android. A aplicação IMEI Tracker, em nossa opinião, requer demasiadas permissões que, a priori, não teria que requerê-las. Por exemplo, a ferramenta Gerenciador de dispositivos Android pede apenas permissões para ler o local. Use este aplicativo por sua própria conta e risco.
Como alterar a senha de um telefone celular com o Gerenciador de dispositivos Android
Você deve estar se perguntando se seremos capazes de alterar a senha do nosso telefone celular graças à ferramenta Gerenciador de dispositivos Android. Nas versões anteriores, podíamos definir uma nova senha graças a esta aplicação, mas atualmente, só podemos realizar as três operações que indicamos anteriormente. Estes são:
- Faça o dispositivo soar alto e alto, mesmo quando está em silêncio. O celular continuará tocando por cinco minutos.
- Bloqueio do dispositivo. Com esta opção iremos sair da nossa conta Google, evitando que o proprietário do nosso telefone aceda aos nossos dados pessoais. Se quiser deixar uma mensagem para quem está com seu celular, você pode deixar por meio desta seção.
- Limpe os dados do dispositivo. Deixe o celular recém-saído da fábrica, remotamente.