O Android sempre foi acusado de ser um sistema operacional fragmentado. Quando a mídia e a concorrência lançam essas críticas à plataforma Google, argumentam que os celulares Android não funcionam com a mesma versão, de modo que existem múltiplas diversificações de um mesmo produto. Na verdade, para ser mais específico, é preciso dizer que Steve Jobs, CEO da Apple, já disse uma vez que o principal problema do Android era a fragmentação. O fato é que hoje o Google publicou um gráfico em que fica evidente que a maioria dos usuários já possui a versão 2.1 ou superior.
Os dados não poderiam ser mais atualizados. Todas as informações sobre o uso das versões do Android foram coletadas ontem, 1º de dezembro. Os dados são especialmente interessantes para desenvolvedores de aplicativos Android, mas também são úteis para vermos até que ponto o Android pode ser considerado um sistema operacional excessivamente fragmentado . É verdade que existem várias versões fervilhando em torno dos telefones móveis do mundo, mas dados do Google revelam que 83% dos telefones já possuem a versão 2.1 Éclair ou superior.
Olhando para o mesmo gráfico, podemos perceber que o percentual de aparelhos com versões obsoletas como Android 1.5 e 1.6 é bem pequeno, com 16,9% do total dessa torta de android. Muito mais ampla é a gama de terminais que já funcionam com Android 2.1 Éclair (39,6%) ou Android 2.2 (43,4%), versão que já se tornou a maioria. No momento, a comunidade Android está esperando por uma nova versão.
Referimo-nos ao Android 2.3 Gingerbread, o mesmo que fará funcionar dispositivos como o Samsung Nexus S ou o Samsung Galaxy S II, além de ser atualizado em ótimas ferramentas como o Samsung Galxy Tab. Com a chegada do Gingerbread, o gráfico do Google mudará completamente novamente, esperando que a maioria dos telefones celulares avançados receba a atualização em breve e as estatísticas se estabilizem novamente.
Outras notícias sobre… Android, Google
