Um dos pontos que mais geram polêmica no segmento de smartphones em geral, e entre os terminais Android em particular, é a questão das atualizações do sistema.
Estamos muito felizes por irmos à loja para comprar nosso smartphone favorito, pensando que ele tem o mais recente, o mais recente, e depois de seis meses vemos que a última versão do sistema começa a pousar em todos os telefones de nossos amigos e familiares, exceto no o nosso (contanto que não tenhamos um Google Nexus, é claro).
Entre a Sony Ericsson tem havido casos deste tipo e talvez com o propósito de se distinguir das restantes, a empresa sob gestão japonesa afirmou que todos os seus terminais foram lançados em 2011 (Sony Ericsson Xperia Arc, Sony Ericsson Xperia Neo, Sony Ericsson Xperia Play, Sony Ericsson Xperia Mini, Sony Ericsson Xperia Mini Pro, Sony Ericsson Xperia TXT Pro, Sony Ericsson Xperia Ray e Sony Ericsson Xperia Arc S, entre outros) serão compatíveis com Android 4.0 Ice Cream, e serão atualizados o mais rápido possível para isso versão do sistema.
Claro, teremos que esperar de qualquer maneira. Em primeiro lugar, porque a próxima grande atualização do Android não chegará até o final de outubro ou início de novembro, no mínimo.
Até lá, ele deve aparecer no novo Google Nexus, que até onde se sabe, roda novamente a partir da conta coreana da Samsung e será chamado de Nexus Prime, para passar para os fones de ouvido do Google (pelo menos, o Nexus S, Resta saber se o Nexus One suportará o sistema híbrido para smartphones e tablets).
Em declarações feitas no meio digital SoMobile por funcionários da Sony Ericsson, ficou claro que a atual geração do Xperia estará pronta para o Ice Cream Sandwich, embora não tenha sido detalhado quando os aparelhos começariam a ser atualizados, bem como quais seriam os primeiros terminais a realizar o melhoria.
Acontece também que nenhum dos celulares Sony Ericsson lançados em 2011 está equipado com processador dual-core, um ponto da fisionomia técnica que poderia ser útil para o correto e fluido funcionamento do Android que está por vir.
Na verdade, já se fala em um Sony Ericsson equipado com um dual-core, o Sony Ericsson Nozomi, mas parece que até o início de 2012 não poderemos saber oficialmente sua existência.