Nada é imbatível. E uma das provas está na queda relâmpago de empresas como a BlackBerry. Hoje (veremos amanhã), a primeira posição no mercado de sistemas operacionais móveis inteligentes é ocupada pelo Google. O Android lidera neste segmento e o faz de forma praticamente inegável. Na Europa, mais de 70 por cento dos smartphones carregam essa plataforma, sendo o mercado mais grato para os de Mountain View. A situação é mais equilibrada nos Estados Unidos, onde a proporção entre Android e iOS é de cerca de 55-39 por cento.
Porém, onde a proposta do pequeno robô verde bateu forte é em nosso país. Dos cinco grandes países do Velho Continente, a Espanha é o que possui a maior densidade de terminais Android. Nada menos que 90,8 por cento dos smartphones ativados em território nacional funcionam com a plataforma Google. Para que isto seja um pouco mais ilustrativo em termos comparativos, o segundo país europeu em penetração deste sistema "" e com uma relação Android-iOS muito semelhante "" é a Alemanha, e aí está a percentagem de dispositivos com ambiente de Mountain View atinge 78,7 por cento.
A saúde do Android na Espanha é boa, dizemos, portanto, e isso não é bom para outras plataformas. O da Apple é o segundo em presença, mas com uma margem muito menor: apenas 5,3% dos smartphones são da marca iPhone. O maior sucesso nos dados que citamos, de um estudo da Kantar Worldpanel ComTech, é o BlackBerry, cujo sistema operacional representava apenas 0,7 por cento da participação nacional dos sistemas operacionais móveis em agosto de 2013, prazo de amostragem. deste relatório. Dada essa perspectiva, além do Google, outro fabricante pode ser aplaudido pela situação: Microsoft. As de Redmond colocam-se como a terceira opção do mercado, representando 2,2 por cento, embora expressem o menor crescimento das três plataformas que alargam a sua margem.
E é que o Android não é apenas o sistema número um na Espanha: também experimentou a maior absorção de usuários do setor, expressando um aumento em sua participação de quase seis por cento em relação a agosto de 2012. O Windows Phone tem sido o mais humilde nesse sentido, crescendo apenas 0,1%, chegando a 2,1% em nosso país e 5,1% em todo o mundo. O sistema iOS também é o segundo nesta seção, adquirindo 2,5 por cento mais usuários em comparação com agosto de 2012. E como dissemos, BlackBerryé aquele que sangra. Embora durante o verão do ano passado seu sistema operacional fosse o segundo no novo país com 5,6 por cento, em 2013 sua presença despencou com uma perda de 4,9 por cento.
Em suma, as conclusões tiradas desses dados sugerem um domínio de longo prazo do Android neste mercado. Você também pode falar sobre um crescimento significativo no iOS, que estende distâncias do Windows Phone em relação ao que foi visto no ano passado. No entanto, durante o segundo trimestre do ano a Microsoft e a Nokia inverteram a estratégia do Windows Phone em favor do mercado de smartphones de gama média e baixa, com os quais os resultados que poderiam ser dados no fecho do próximo escrutínio de mercado no período analisado por Kantarpoderia mostrar uma mudança de tendência em favor daquela que é hoje a terceira plataforma de smartphones em nosso país.
