Como as lojas de aplicativos estão se comportando de um ano para o outro? Da consultoria IHS, agora responsável pelo trabalho que conhecíamos sobre o iSuppli até agora, as conclusões são mais do que positivas. Em geral, a penetração das lojas de aplicativos para celular representou um crescimento em 2010 de 160,2 por cento em relação a 2009. E é que embora há dois anos o rendimento dos downloads ascendesse a 828 milhões de dólares (cerca de 607,3 milhões de euros, ao câmbio), no ano passado as vitrines virtuais encheram os seus cofres com 2.155 milhões de dólares (quase 1, 6 bilhões de euros, na taxa atual).
Nesta linha, as duas plataformas mostrou uma saúde melhor quando crescer se fosse o Android Market por Google e Ovi Store pela Nokia. E é que o primeiro experimentou um crescimento vertiginoso de mais de 860 por cento, ao entrar 102 milhões de dólares (74,8 milhões de euros, ao câmbio), enquanto, por sua vez, o serviço analógico para celulares baseado na plataforma Symbian Isso refletiu um aumento nos downloads de não menos que quase 720%. O aumento na Nokia serviu para entrar 105 milhões de dólares (pouco mais de 77 milhões de euros) deste mercado.
Claro, isso não significa que, como era de se esperar, a Apple e sua App Store continuem liderando a participação de mercado. Embora seu crescimento tenha sido o mais moderado das quatro grandes plataformas de download (ao qual se junta o App World da BalckBerry), com um aumento de 132%, sua participação de mercado chega a quase 83%. Com isso, reuniu uma entrada de dinheiro que chega a quase 1,8 bilhão de dólares (mais de 1,3 bilhão de euros, pelo câmbio).
Outras notícias sobre… Android, Blackberry, Studios, iOS, Nokia