As vendas do iPad da Apple funcionam muito bem em todo o mundo. Na semana passada, dissemos a vocês que pouco mais de 68% dos tablets vendidos no planeta eram da Apple, segundo dados do IDC para o segundo trimestre de 2011, chegando a quase 27% daqueles que funcionam com o sistema Android. Mas na Espanha o comportamento é diferente.
Em nosso país, de acordo com dados publicados pela mesma consultoria, a Apple quase sente a respiração na nuca de todos os fabricantes que trabalham com a plataforma Google. E é que, globalmente, os tablets que carregam o sistema Android (em qualquer uma de suas versões) venderam 47 por cento de todos os dispositivos deste segmento na Espanha, contra 50 por cento representados pelo iPad (que funciona com iOS).
Os três por cento residuais referem-se a dispositivos que funcionam com outras plataformas, incluindo o RIM PlayBook, que só na Europa colocou cerca de 93.000 unidades, 46,3 por cento das vendas que o mesmo dispositivo teve na toda a lista (que, juntos, respondem por pouco menos de 5% das vendas de tablets em todo o mundo).
No total, entre os meses de abril e junho deste ano, foram vendidas cerca de 122 mil unidades do iPad da Apple. A Acer Taiwan tem o segundo lugar, com 21.000 de seus vários comprimidos nas mãos de como muitos clientes (8,6 por cento da quota total para o trimestre). É seguido pelo coreano Samsung com vendas de 17.000 unidades naquele período (quase sete por cento) e pelo também taiwanês HTC com 10.000 terminais vendidos de seu único aparelho disponível, o HTC Flyer (quase 4,1 por cento).
Olhando para os números, não é difícil deduzir que o terminal da Apple continua a gozar de grande popularidade entre o público. Não é assim, a plataforma, que em 2012 poderá ser coberta pelo sistema do Google. O crescimento do setor em nosso país tem se manifestado em vendas quase 250 por cento acima do que foi vivido no ano passado no mesmo período (quando o mercado era representado quase literalmente pelo iPad em solitário). Seguindo essa curva, a margem de negócios do Android como um todo pode exceder a do iPad no próximo período.
