Índice:
A proibição de Donald Trump à Huawei impossibilitou a empresa chinesa de usar serviços e soluções de empresas americanas, como Google, Qualcomm ou Microsoft. Sem dúvida, um dos mais afetados é o Google, já que perde um de seus principais parceiros, embora a Huawei também seja afetada pela perda de serviços do Google em seus próximos smartphones. A empresa teve que continuar trabalhando em seu sistema operacional: Ark OS. Já temos as primeiras imagens.
Huawei registrou a marca Ark OS na Alemanha, o que sugere que seu próprio sistema operacional terá esse nome globalmente. Capturas de tela também foram reveladas com o registro. Infelizmente, não é a interface principal, são os menus e aplicativos que este sistema irá incorporar. Como podemos ver nas imagens, são aplicativos que já vemos atualmente nos dispositivos da empresa. A Huawei vem adicionando seus próprios aplicativos há algum tempo, como gerenciador de e-mail, aplicativo de previsão do tempo ou até mesmo navegador. Todos eles estarão neste sistema operacional. Também podemos ver os menus, que são muito semelhantes aos que vimos no Android. Portanto, podemos ver um design muito semelhante ao EMUI.
Um fork do Android, a alternativa mais possível
Olhando as imagens e sabendo que os aplicativos Android serão compatíveis com este sistema, podemos supor que a Huawei aplicará um Fórum Android. Ou seja, a versão limpa do Android sem Google. Para se ter uma ideia, é como uma Sala que você instala no seu dispositivo. A Amazon, por exemplo, usa um fórum Android com seus próprios aplicativos em seus tablets Kindle.
O Ark OS pode chegar em junho próximo, de acordo com um funcionário da empresa. Não temos mais detalhes sobre o lançamento deste sistema operacional. A Huawei garante que este software está pronto desde janeiro de 2018, mas não sabemos quais terminais eles chegarão ou com qual dispositivo o anunciarão.
Via: Winfuture.