A apresentação oficial do Samsung Galaxy Note 4 está agendada para 3 de setembro, mas a sul-coreana Samsung acaba de estrelar um vazamento em que os detalhes exatos da câmera deste novo smartphone foram revelados. Esta informação, como também confirmam que a câmera do Samsung Galaxy Note 4 terá 16 megapixels e incorporar óptico imagem estabilizador (OIS), também permitiu-nos para saber que a resolução máxima das imagens tiradas com esta câmara vai chegar a 5.312 x 2.988 pixels, enquanto os videosalcançará uma resolução máxima de 3.840 x 2.160 pixels a uma taxa de 30 quadros por segundo.
Mas as informações vazadas não param por aí. O sensor embutido na câmera do Samsung Galaxy Note 4 (modelo Sony IMX240) é o mesmo que vem de fábrica com o Samsung Galaxy S5 LTE-A, a versão aprimorada do Samsung Galaxy S5 que deve chegar em breve à Europa. A diferença com o sensor do Galaxy S5 LTE-A seria que o Note 4 também vai incorporar um estabilizador óptico, o que em suma vai garantir uma qualidade superior nas fotos tiradas com a câmera principal.
Por outro lado, o vazamento também confirma que a Samsung incluirá a tecnologia Side Touch no Samsung Galaxy Note 4. Side Touch é uma tecnologia que permite tirar fotos pressionando o lado direito do celular com o dedo, sem realmente ter nenhum botão físico da câmera. Ou seja, o Samsung Galaxy Note 4 reconheceria o movimento do nosso dedo na caixa como se estivéssemos pressionando um botão físico, permitindo-nos tirar fotos sem pressionar a tela. Essa novidade se limitaria às fotografias convencionais, enquanto para tirar -por exemplo- fotos panorâmicas teríamos que recorrer ao método usual de prensagem (ou seja, clicar no ícone “tirar foto” da tela).
Em adição à tecnologia Side toque, o aplicativo da câmera do Samsung Galaxy Note 4 também incorporam outras inovações, como a opção de criar GIFs (a partir de uma série de fotografias), a opção para remover objetos nebulosos de uma fotografia ou opção tirar fotos e gravar vídeos com a câmera principal e a frontal ao mesmo tempo. A essas opções seriam adicionados novos recursos relacionados ao acesso à câmera na tela no estado bloqueado, permitindo ao usuário abrir a câmera simplesmente deslizando os dedos na tela mesmo se ela estiver bloqueada.
Quanto à câmera secundária, o filtro garante que o Samsung Galaxy Note 4 virá com uma câmera frontal de 3,7 megapixels que fará fotos e vídeos com resolução do tipo WQHD (ou seja, 2.560 x 1.440 pixels).
Recorde-se que a apresentação do Samsung Galaxy Note 4 está agendada para o próximo dia 3 de setembro, pouco antes da celebração do evento tecnológico IFA 2014 que se realizará na cidade de Berlim (Alemanha) entre os dias 5 e 10 de setembro. Espera-se que o Note 4 venha com especificações técnicas entre as quais estão uma tela de 5,7 polegadas (com resolução de 2.560 x 1.440 pixels), um processador Exynos 5433 de oito núcleos, 3 gigabytes de memória RAMe 64 GigaBytes de armazenamento interno (expansível via cartão microSD).
