A Huawei geralmente lança dois telefones principais por ano. Para este 2019 já conhecemos o primeiro, o Huawei P30, anunciado há poucos dias em Paris. A isso se somaria o Huawei Mate 30, um terminal com amplas capacidades que andaria de mãos dadas com uma versão Pro. Este novo modelo já estaria em testes para ser lançado no final deste ano, possivelmente no mês de outubro.
No momento, há muito poucos dados sobre o Mate 30. Os últimos vazamentos afirmam que ele poderia ser alimentado pelo novo processador Kirin 985. É uma evolução do Kirin 980 incluído na nova família P30, um pouco mais potente e até 10% mais eficiente do que isso. Além disso, seria a primeira a ter um processo de fabricação de EUV (litografia ultravioleta extrema) de 7 nm. A produção deste chip ficaria a cargo da TSMC, responsável pela fabricação do processador A12 Bionic do atual iPhone da Apple.
Deve-se notar que este chip incluiria um modem 5G como parte da estratégia da Huawei de mergulhar totalmente na próxima geração de telefones celulares compatíveis com esta rede. A fabricação teria início no terceiro trimestre do ano com o objetivo de estar disponível no momento em que a próxima equipe seja oficialmente anunciada. Se a estratégia do ano passado se repetir, o Huawei Mate 30 seria lançado em meados de outubro deste ano.
Não são esperadas apenas mudanças no processador. É possível que haja novidades também ao nível do design, secção fotográfica ou bateria. O Huawei Mate 20 pousou com um painel de 6,53 polegadas com resolução FHD + (2244 x 1080) e uma proporção de 18,7: 9. O terminal inclui um entalhe em forma de gota d'água e uma câmera traseira tripla de 12 +16 e 8 megapixels. O processador é um Kirin 980 com 4 GB de RAM. Ele também oferece uma bateria de 4.000 mAh com carregamento super rápido e carregamento sem fio. Estaremos muito atentos a novas informações sobre o Mate 30, pois imaginamos que muitas coisas irão aparecer nos próximos meses.