A sul-coreana Samsung já parece ter a variante "fotográfica" do Samsung Galaxy S5 pronta. É o Samsung Galaxy S5 Zoom, um terminal que estrelou um novo vazamento no qual pudemos apreciar a aparência de sua imponente câmera principal. Esta câmera, na qual ainda não conhecemos a quantidade de megapixels que pode trazer de padrão, vai incorporar um sensor com uma ampliação ótica de 10 vezes.
Junto com esse vazamento, também apareceu um boato que indica a possibilidade de que os sul-coreanos tenham decidido batizar este terminal como Samsung Galaxy K Zoom. Seja qual for o nome que este dispositivo finalmente adote, o que temos claro é que estaremos diante de um novo terminal móvel focado na fotografia que surge de um smartphone da gama Galaxy. O último terminal deste tipo foi o Samsung Galaxy S4 Zoom, que incorporou uma câmera de 16 megapixels como padrão. Deixando de lado o aspecto da câmera, o restante das especificações permanecem praticamente intactas, já que a ideia desses terminais é oferecer ao usuário a possibilidade de carregar um celular e uma câmera profissional integrados no mesmo dispositivo.
As especificações técnicas deste dispositivo são, por enquanto, um mistério. Se nos referirmos aos vazamentos e rumores, vemos que o Samsung Galaxy S5 Zoom poderia incorporar uma tela de 4,8 polegadas com resolução de 720 pixels. Dentro, provavelmente encontraremos um processador quad- core rodando a uma velocidade de clock de 1,6 GHz, enquanto a memória RAM certamente virá com uma capacidade de 2 GigaBytes. A capacidade de armazenamento interno será de cerca de 16 GigaBytes, incluindo também um slot para cartões de memória microSD.. O sistema operacional instalado como padrão será o Android em sua versão mais recente do Android 4.4.2 KitKat, portanto a interface do terminal será praticamente idêntica à interface dos celulares ou tablets deste fabricante.
Se esperamos que continue com rumores, poderíamos dizer que a câmera deste terminal irá incorporar um sensor de 20 megapixels. Este valor iria ser um aumento de quatro megapixels contra 16 com a câmera com o Samsung Galaxy S5. Como poderia ser de outra forma, teremos também um flash LED que nos ajudará a melhorar a iluminação nas fotografias tiradas em ambientes com pouca luz.
A partir daqui, não temos escolha a não ser esperar pacientemente que os sul-coreanos decidam vazar algumas informações adicionais sobre seu novo híbrido de câmera móvel. Obviamente não estamos perante um terminal orientado para todos os utilizadores, já que apenas os profissionais da fotografia poderão tirar o verdadeiro rendimento deste equipamento. O seu preço é ainda outro mistério, embora certamente não vá abaixo dos 400 euros no seu lançamento.
