Não são aplicações que transformam o iPad 2 a partir da Apple em um escritório móvel inteira. No entanto, existem também outros que lhe permitirão dar outra utilidade ao tablet touch Cupertino: transformá-lo num bloco de notas onde poderá escrever à mão. Mas esse recurso, para quais tipos de usuários seria bom? Bem, por exemplo, para alunos que querem ficar sem um ou mais notebooks convencionais e assim carregar menos peso na mochila. Também pode ser amplamente utilizado por usuários que frequentemente participam de reuniões em que precisam fazer anotações e anotações e que não desejam usar o teclado virtual doTablet da Apple. Mas estes são mais para usar a forma tradicional, ou seja, caneta na mão. Claro, neste caso, seria aconselhável usar uma caneta especialmente projetada para uso em telas capacitivas.
Mas não apenas alunos e usuários regulares de reuniões podem tirar vantagem disso. Mas músicos, médicos ou até professores podem usar a escrita à mão no iPad 2. Por tudo isto, na loja de aplicações Cupertino - a App Store - existe um bom número de programas que, uma vez instalados, irão proporcionar uma experiência de utilização bastante próxima de um bloco de notas e de um computador. caneta daquelas de uma vida. Listaremos algumas opções abaixo:
Papel de bambu
O aplicativo da fabricante de tablets digitais Wacom é chamado Bamboo Paper. Este programa simples - que é gratuito - permite ao usuário fazer anotações de forma simples e sem muitos menus para controlar. A partir do iPad 2 você pode fazer anotações à mão em pinceladas de diferentes espessuras e cores, de acordo com as necessidades do momento. Além disso, o bloco de notas anexo permite adicionar marcas e mostrar algumas das notas como favoritas. Isto significa que uma vez aplicada a visualização de todas as notas escritas em miniatura, estas podem ser identificadas graças à marca que lhes será atribuída com um simples clique do dedo.
No entanto, também apresenta algumas deficiências. Haverá usuários que desejam separar os cadernos por tema. E com o Bamboo Paper, a menos que pague 1,60 euros por 20 almofadas extra, o utilizador terá apenas uma para todos os rabiscos; Haverá usuários que desejam separar as anotações por assunto e assim acessar determinados assuntos com mais facilidade.
Por outro lado, não há proteção para o pulso. O que isto significa? Pois bem, toda vez que você pousar a mão na tela do tablet da Apple, haverá traços marcados na anotação e deverão ser excluídos posteriormente, com a consequente perda de tempo. Por fim, o bloco de notas que acompanha a versão gratuita contém folhas em branco, sem possibilidade de alteração de formato.
Penúltimo
Este outro aplicativo é pago. Penúltima é fixado o preço em 80 centavos. No entanto, é mais poderoso que o Bamboo Paper anterior: tem mais opções de personalização e uso. Para começar, depois de instalado o programa no iPad 2, vem com diferentes tipos de folhas à escolha: quadrada, lisa, listrada… além de poder comprar mais na loja online, onde encontra folhas de partitura, para organizar o dia, etc…
Por outro lado, no Penúltimo haverá a opção de criar mais de um bloco de notas onde poderá fazer anotações e colocar, para cada um deles, o tema pretendido. Desta forma, será muito mais fácil acessar as informações que foram salvas. Um exemplo claro seria quando usar este aplicativo na Universidade, onde há mais de um assunto do qual fazer anotações.
Neste caso específico, existe uma proteção para o pulso. Em outras palavras, se a mão repousasse sobre a tela do tablet, não haveria marcas e as anotações estariam limpas sem ter que passar o rascunho posteriormente.
É claro que, ao contrário, nas opções de escolha da cor ou da espessura do traço, haverá poucas alternativas; Não existe nem mesmo a opção de destacar algumas partes do texto manuscrito com algum tipo de marcador de texto colorido.
Não estante
O aplicativo que se apresenta agora é, talvez, o mais completo de todos. Claro, é por isso que seu preço é o mais alto: quatro euros. Mesmo assim, para usuários muito intensivos é o mais adequado devido ao seu grau de personalização dos manuscritos. Por outro lado, se o uso for esporádico, com certeza sua compra não compensa e com as duas alternativas anteriores é mais que suficiente.
Com o Noteshelf, o usuário pode personalizar desde o tipo de folha que deseja utilizar: listrada, lisa, quadrada, para placares, para eventos esportivos, para uso profissional, etc… até poder escolher o tipo de capa para notebook: couro, de cartão, cadernos para a compra, para as partituras, etc… e tudo isso pelo preço de quatro euros.
Uma vez utilizado este aplicativo, o cliente poderá selecionar entre diferentes tipos de lápis e cores, bem como a opção de utilizar um marcador de texto - aspecto que não foi encontrado nos dois casos anteriores. Por outro lado, deve-se destacar que escrever na tela do iPad 2 não é tão fácil quanto em uma folha de papel. No entanto, com Noteshelf você pode ampliar e escrever em caixas virtuais para que todo o texto caiba em apenas uma folha de papel.
Finalmente, apresenta a opção de pulsos de proteção, como bem como a alternativa para a compra de uma loja online mais tipos de tampas ou tipos de papel - tudo dependendo das necessidades do consumidor.