Com a chegada dos tablets touch ao mercado, um novo leque de possibilidades se abriu para poder consumir conteúdo multimídia de qualquer lugar. Você pode assistir filmes, fotos ou ouvir música. Além disso, também é possível navegar nas páginas da Internet de uma forma muito confortável. Mas, mesmo assim, o usuário que quiser trabalhar também pode fazê-lo com essas telas sensíveis ao toque.
O iPad 2, o último modelo vendido pela americana Apple, tem diversas opções para poder trabalhar com todo tipo de documentos de escritório. Para fazer isso, você precisará baixar da loja online da App Store um aplicativo que permite que você trabalhe. Mas não só com textos, mas também com planilhas ou apresentações em PowerPoint. Portanto, para este serviço será necessária uma ferramenta completa de automação de escritório. E para isso, selecionamos alguns deles a seguir:
Documentos para viagem
Esta ferramenta de automação de escritório da DataViz é uma das ferramentas mais populares e mais duradouras do mercado. O Documents To Go para iPad ou iPad 2 está disponível em duas versões para download: a versão normal que tem um preço de oito euros ou a versão Premium que custa 14 euros.
Com o primeiro você pode ver todos os tipos de documentos: Word, Excel ou PowerPoint. No entanto, ele possui algumas deficiências que a versão Premium permite. Por exemplo, a versão normal do Documents To Go para iPad só permite a edição de arquivos do Word e Excel, deixando de lado o PowerPoint. Além disso, os usuários que geralmente trabalham com serviços baseados na Internet, como DropBox ou Google Docs, não serão capazes de sincronizar com eles a partir da versão mais barata. A versão Premium é compatível com os seguintes serviços online: DropBox, SugarSync, Box.net, Google Docs, Evernote e iDisk.
Mesmo assim, consegue-se uma poderosa ferramenta de trabalho que permitirá ao usuário deixar o laptop em casa. E é que o Documents To Go permite aplicar negrito, sublinhado, recuo, cor da fonte, escolher o tipo de fonte e seu tamanho, etc… Tudo isso a partir de um menu na parte inferior da tela. Além disso, copiar e colar texto também será simples, assim como trabalhar com planilhas ou apresentações em PowerPoint.
QuickOffice HD
Existe apenas uma versão desta ferramenta e o seu preço é de 16 euros. Com QuickOffice HD para iPad você pode fazer praticamente o mesmo que com Documents To Go, embora, claro, com uma interface diferente. Também permite trabalhar com os mesmos serviços online da ferramenta anterior. Isso é importante, pois se o usuário trabalha com diferentes computadores por dia, é uma excelente forma de ter o trabalho sempre sincronizado e trabalhar com o documento onde quer que esteja.
O QuickOffice HD para iPad também é compatível com documentos nos formatos Word, Excel e PowerPoint, e todos eles podem ser editados por invenção da própria Apple. Além disso, poder compartilhar os arquivos com outros usuários também será fácil. Um exemplo disso é poder enviá-los do próprio aplicativo em um e-mail.
Finalmente, e talvez uma grande ausência para alguns clientes no Documents To Go, é ser capaz de imprimir arquivos diretamente do iPad ou iPad 2 com QuickOffice HD.
Office HD
O preço deste aplicativo não tem nada a ver com os dois anteriores. E é que o Office HD custa seis euros na App Store. Esta ferramenta de automação de escritório é totalmente válida para os utilizadores que não utilizam PowerPoint. E é que o Office HD só permite que você trabalhe com documentos no formato Word ou Excel. É claro que, como visualizador, também permite PowerPoint e outros formatos como PDF, JPEG, TXT, entre outros.
Obviamente, e seguindo a linha das duas ferramentas anteriores, o Office HD também se integra com diversos serviços de Internet, embora lembremos que só se pode trabalhar com arquivos em formato Word (doc ou docx) e Excel (xls).
documentos Google
A próxima ferramenta é o famoso Google suíte de escritório: Google Docs. É gratuito e, embora permita que você trabalhe com diferentes formatos de documentos, você só pode criar e editar documentos de texto ou planilhas. Ou seja, é um pouco menos poderoso do que a versão desktop e funciona com um computador.
Como destaques, pode-se dizer que qualquer documento pode ser impresso com o iPad e não tem custo. No entanto, como pontos negativos pode-se afirmar que, embora seja possível trabalhar sem ligação à Internet, para que as alterações tenham efeito é necessário ter um ponto wi-fi wireless ou utilizar a taxa de dados contratada.
As opções de edição são bastante limitadas. Ou seja, não tem nada a ver com as três ferramentas de escritório anteriores que têm seu próprio menu com todos os tipos de alterações nas fontes ou na apresentação. E, finalmente, não é um aplicativo para download. Em vez disso, você deve sempre usar o navegador do iPad para poder trabalhar fora de casa ou do escritório.
Zoho Docs
Por outro lado, existem usuários que desejam usar o iPad apenas como uma extensão natural do computador. E, ao invés de carregar muitos papéis em cima, leve um único equipamento na mochila ou pasta de trabalho e de lá você poderá ver todo o conteúdo. Os usuários que já são clientes da ferramenta online de escritório Zoho Docs também terão um aplicativo gratuito para o tablet Cupertino disponível na App Store da Apple.
No entanto, ao contrário dos casos anteriores, o cliente poderá apenas visualizar e não editar os documentos. Claro, podem ser arquivos em diferentes formatos como: PDF, xls, doc, docx, ppt, etc… Ou seja, o iPad funcionará como um notebook onde você poderá ler todo o conteúdo armazenado em um servidor remoto e sem ocupar espaço de memória interno do tablet.