Uma das características mais atraentes do Galaxy Nexus em sua apresentação foi o sistema de reconhecimento facial para desbloquear o sistema - apesar do fato de que a sorte não foi boa, e este recurso resistiu a se mostrar sem problemas durante o evento -. Porém, e embora ainda carregue alguns erros, esse sistema promete ser um dos grandes atrativos do Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
E apesar do que estava segurando Steve Jobs que Android que você copiou o sistema operacional móvel - parece que a Apple também foi inspirado por esta função. Pelo menos, isso é deduzido de patentes recentes registradas pelos de Cupertino, nas quais se observa como o iPhone e o iPad se comportariam com um sistema de reconhecimento facial integrado.
Esta função estaria presente no sistema através de uma aplicação, que também poderia ser replicada em computadores domésticos - MacBoook Pro, MacBook Air e iMac - bem como no ainda desconhecido sistema de televisão que se prevê ser lançado este ano, e que responde provisoriamente ao nome impróprio de iTV - pelo menos, impróprio na Espanha-.
O sistema de reconhecimento facial da Apple teria funções semelhantes ao que já conhecemos de aplicativos semelhantes em outras plataformas e se concentraria em aspectos de segurança do dispositivo. Assim, por exemplo, o mecanismo poderia ser utilizado para desbloquear o sistema operacional em repouso ou para abrir sessões, no caso de um computador com vários usuários autorizados.
Por outro lado, também permitiria o acesso a determinados usuários com sessões limitadas, de forma que uma vez ingressado, não teria todo o conteúdo do equipamento à sua disposição, mas apenas uma parte previamente configurada. A propósito, este sistema também poderia ter uma função relacionada ao que conhecemos como sensor de proximidade, ativando-se ao interpretar que o usuário autorizado se aproxima do dispositivo.