Nos últimos dias, alguma controvérsia começou a aparecer em relação a um novo vírus chamado Wireluker que parece ter começado a infectar centenas de milhares de aparelhos da linha do iPhone em todo o mundo. Aparentemente, o vírus se espalha de uma loja de aplicativos asiática extra-oficial que atende pelo nome de Maiyadi e que, uma vez que o usuário baixa um aplicativo, infecta automaticamente o computador de tal forma que qualquer iPhone que se conectar a ele via USB também está infectado. Diante do perigo dessa infecção, a empresa americana Apple já tomou medidas: começou abloquear todos os aplicativos suspeitos de conter código malicioso desse vírus.
De acordo com as primeiras investigações, esse código malicioso já afetou mais de 467 aplicativos, que, por sua vez, foram baixados um total de 350 mil vezes nos últimos seis meses. O problema é que são os próprios usuários que estão expondo sua privacidade, uma vez que a loja de aplicativos Maiyadi em que este cavalo de Tróia foi gerado acaba sendo uma loja totalmente alheia à Apple, na qual aplicativos de pagamento são oferecidos pirateados. eles não foram aprovados em nenhuma verificação para certificar que estão livres de código malicioso.
Em suma, a Apple controlou a situação de tal forma que nenhum usuário que não baixou nenhum aplicativo desta loja extra-oficial se preocupe com a integridade de seu smartphone.
E lembrando a importância da segurança no mundo da telefonia móvel, não podemos perder esta oportunidade sem listar as dicas de segurança mais importantes para manter um iPhone protegido contra as ameaças que circulam na rede:
- Nunca baixe aplicativos fora da App Store. Um usuário com conhecimento de telefone móvel pode arriscar baixar aplicativos de fontes de terceiros confiáveis, mas a grande maioria dos proprietários de iPhone não deve tentar baixar nenhum aplicativo além da App Store da Apple. Esta é a melhor maneira de evitar completamente qualquer ameaça na forma de aplicativo malicioso.
- Evite conectar o iPhone via USB a outros computadores. Uma simples conexão entre um iPhone e um computador através do cabo USB pode ser suficiente para que alguém com propósitos antiéticos tenha a oportunidade de roubar todas as informações armazenadas no celular. Portanto, é recomendável conectar o iPhone apenas a computadores confiáveis.
- Use padrões de segurança. Um código de desbloqueio ou uma impressão digital registrada no iPhone são medidas de proteção muito eficazes para manter as informações armazenadas no celular protegidas quando forem perdidas ou deixadas nas mãos de outra pessoa. Embora possa parecer irritante ter que digitar um código toda vez que o celular for desbloqueado, é uma medida de segurança que pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.
