Os tablets Samsung não são uma cópia do iPad da Apple. Isso foi reconhecido por um juiz britânico em uma de suas sentenças. Mas, como diz o provérbio espanhol: “quem semeia ventos, colhe tempestades”. E é que os Cupertino foram condenados a uma decisão um tanto atípica pelo possível impacto e constantes acusações ao gigante asiático. A Apple deve reconhecer publicamente que a Samsung não copiou seu tablet.
A guerra de patentes entre Samsung e Apple não é nova. Esta edição está aberta há alguns anos, desde que a Samsung decidiu divulgar a sua oferta de tablets Android com o nome de Samsung Galaxy Tab. A Apple, por sua vez, denunciou perante o Tribunal que a surcoerana estava copiando o design e as funções de seu famoso iPad e tentou bloquear as vendas dele no Reino Unido.
De acordo com o portal Bloomberg , o juiz que tratou do caso julgou que, embora sejam muito semelhantes, não há razão para pensar que o gigante asiático tenha copiado a Apple em seus desenhos ou funções; o usuário é capaz de distinguir perfeitamente entre os dois modelos, embora a Apple possa perfeitamente ter sua opinião a este respeito. Por conseguinte, em primeiro lugar, rejeitou a possibilidade de bloquear as vendas no território anglo-saxão.
Por outro lado, a parte mais difícil da sentença é aquela em que o juiz Colin Birss força o povo de Cupertino a ir mais longe e se desculpar publicamente com a marca coreana. Para fazer isso, você deve primeiro publicar um anúncio em seu site "" o Reino Unido "" onde for especificado que a Samsung não copiou seu design com a linha Samsung Galaxy Tab. As reações de Cupertino não esperaram e responderam que nenhum fabricante gosta de fazer referências a algum concorrente em seu site online.
Mas aqui não está tudo. E é que ao longo de seis meses, nos principais jornais e revistas da região (Financial Times, Daily Mail, The Guardian Mobile e T3) deverá aparecer um anúncio pago pela Apple em que se reflita um pedido público de desculpas E onde aparece a mensagem principal: os tablets Samsung não são uma cópia do iPad.
Por outro lado, a mulher asiática comentou que as repercussões econômicas dessas denúncias doeram nos últimos meses. E a decisão do juiz servirá para mitigar o impacto das recriminações que a Apple está fazendo ao redor do mundo. Da mesma forma, deve-se acrescentar que os porta-vozes da Samsung declararam que se esta guerra entre empresas continuar e entrar com ações judiciais por designs genéricos, a indústria e o público ficarão limitados nas eleições e haverá uma estagnação no desenvolvimento de novos designs.
A Apple, por sua vez, já deixou claro que a decisão do juiz britânico não foi "de forma alguma" do seu agrado. Assim, e conforme relatado pelo advogado de Cupertino, a Apple irá apelar da sentença em 9 de julho no Tribunal de Apelação.
