O iPhone 4S é o celular mais vendido da Apple em seu lançamento. Milhões de reservas e o paciente que espera muitos clientes na porta das lojas e operadoras confirmam isso. Não há dados sobre o volume de unidades que o Cupertino estocou até agora, mas soube-se que pelo menos quatro milhões de iPhone 4S foram enviados nas primeiras horas após a sua comercialização.
A figura é espetacular, sem dúvida. Mas e então? A própria empresa parece ter visto o caldeirão esfriar de repente. E é que, como ficamos sabendo por meio do site especializado DigiTimes, a Apple teria encontrado uma queda previsível na demanda pelo terminal neste último trecho de 2011.
A prova, sustentam eles do referido site dedicado a informações sobre o setor, estaria no pedido que a empresa californiana teria feito a alguns de seus fornecedores, instando-os a interromper o embarque de suprimentos e até atrasar as entregas, embora a expectativa de que o estoque de terminais não pode ser vendido na mesma taxa que eles haviam previsto originalmente.
Outra possível leitura poderia ser dada se tivéssemos a possibilidade de uma superprodução anterior na fabricação do iPhone 4S, de forma que a Apple tivesse um nível de estoque mais que suficiente para poder atender, por outro lado, a enorme demanda que todos os fabricantes contemplam nas semanas antecipe a campanha de Natal.
Esse também pode ser o caso do iPad 2. E é que os fornecedores das peças necessárias para fabricar a última edição do tablet de maçã também receberam uma notificação da Apple para reduzir ou atrasar o envio de material, prevendo também uma redução no número de unidades montadas para o setor final de 2011.
No total, de acordo com um relatório elaborado pela mídia chinesa Commercial Times, a Apple teria estimado a queda na fabricação de terminais em relação às previsões anteriores entre dez e quinze por cento para o último trimestre do ano.
No entanto, outra interpretação suportada por esses dados é que a Apple adiou voluntariamente esse percentual de componentes para o primeiro trimestre de 2012, período em que, por algum motivo, contemplariam vendas que deveriam ser sustentadas por um bom nível de Estoque de materiais e, portanto, de dispositivos.
