Deslizamento suculento que a Maçã californiana cometeu. Por meio dos colegas do Engadget, descobrimos uma captura de parte das informações contidas na versão beta do iOS 5.1 para desenvolvedores, e há surpresas entre os terminais que se refletem nela. Grandes surpresas.
Já em si a existência da versão de teste para desenvolvedores da próxima atualização de sistema para iPad, iPhone e iPod Touch é interessante em si. Mas o despertador fica ainda mais potente quando se verifica que, entre os dispositivos compatíveis, há dois que há muito dão o que falar: o iPhone 5 e o iPad 3.
E é que entre os terminais que poderão instalar a próxima versão da plataforma vimos que existe um iPhone 3 (entende-se, que o iPhone 3GS, que é o que tem compatibilidade com iOS 5), dois iPhone 4 (talvez entendido como o o próprio iPhone 4, assim como o iPhone 4S), um iPhone 5 (que esperamos que acabe sendo o terminal que tanto se espalhou e que teria uma tela de quatro polegadas e um novo design), um iPad 2 e, olho, dois iPad 3.
Diante disso, várias questões devem ser colocadas sobre a mesa. A primeira, que o iPad de primeira geração não faz parte desta lista. Parece improvável que a Apple torne obsoleto um dispositivo que ainda não tem dois anos, bloqueando o sistema de atualização. O segundo, que um iPad 3 não se reflete, mas dois, nessa possível relação de terminais.
Uma segunda questão poderia ser respondida, não sem um alto grau de incerteza, se ficar com o boato de que está a considerar durante meses sobre a próxima geração tablet da Maçã. E não se fala apenas na possibilidade do próximo aparelho ter uma tela melhorada, como também nos benefícios acima das duas gerações atuais.
Além disso, o lançamento pode ser acompanhado por outro terminal; algo como um iPad Mini, que se tornaria uma edição que buscaria atacar a concorrência abaixo da linha d'água, dificultando as coisas para os fabricantes que apostam em uma alternativa ao iPad baseado em tablets de sete polegadas.
Imagem: 9to5Mac
