Amanhã a Apple californiana apresentará novidades. Os pools são coincidentes: será o novo iPad, a terceira geração de tablets, o aparelho que mudou as regras do jogo no mercado de terminais touch conectados e no horizonte dos dispositivos móveis multimídia. O anúncio feito na semana passada pela multinacional de Cupertino deixa poucas dúvidas: um evento que acontecerá na quarta-feira , 7 de março, em que veremos como é manuseado um iPad, embora não se resolva qual modelo ele está apresentando a imagem.
É indiscutivelmente o iPad 3, embora na esteira de rumores recentes, a própria indicação do dispositivo tenha se tornado objeto de controvérsia. Já nos últimos meses tem se debatido na indústria mentiras sobre como viria a se chamar a terceira parcela do tablet da Apple. Conhecidos como iPad 3, iPad 2S ou iPad 4G são opções que estão em desenvolvimento há muito tempo. E como resultado da suposta tela que o novo terminal iria instalar, a todas essas possibilidades adiciona-se o iPad HD.
Precisamente este nome é o que mais pontos tem ganho nos últimos dias, e não são poucos os meios de comunicação especializados que começam a apoiar com a sua confiança a candidatura do iPad HD como o nome que a Apple teria finalmente escolhido para reconhecermos a terceira geração de tablets concebidos em Califórnia. Mas não só confiável, como dizemos, vive o respaldo que algumas das principais fontes de informação da atualidade tecnológica demonstram para essa possibilidade.
Do site do Gizmodo, por exemplo, eles se referem a uma fonte que destaca que o novo iPad será chamado de iPad HD. Assim, ressaltam que os bancos de dados de fabricantes de carcaças e acessórios como Griffin e Belkin já conhecem o novo terminal como iPad HD, de forma que os embarques que seriam programados com tampas para os distribuidores refletem que esses produtos se destinam a um dispositivo que é efetivamente chamado de iPad HD. Mas a coisa não termina aí.
Por outro lado, o site Ventura Beat também defende essa opção. Esta fonte afirma ter tido acesso a um relatório, que também teria sido feito pelo The Verge, que destaca que o nome que receberá o novo dispositivo que poderemos encontrar amanhã, 7 de março, será iPad HD. O motivo que dá sentido a essa forma de divulgação do novo iPad estaria na tela. Referimo-nos ao novo painel que duplica os índices de resolução do dispositivo, o que coloca a distribuição de pixels ao longo do comprimento e largura do painel a uma taxa de 2.048 x 1.536 pontos.
Muitos passaram a se referir a essa tela como Retina, em clara alusão ao painel do iPhone 4 e iPhone 4S. No entanto, a medida acima mencionada no novo iPad não alcançaria a densidade de 326 pontos por polegada que a tela IPS dos mais recentes telefones da Apple possui, mas permaneceria em um notável 264 dpi que, embora não reproduza o milímetro precisão dos dois últimos telefones de Cupertino, se será claramente espetacular se finalmente se materializar, como tem sido boato.
