A empresa americana Apple anunciou publicamente que certos carregadores de iPhone distribuídos entre 2009 e 2012 incluem um pequeno defeito de fábrica que pode causar problemas de superaquecimento durante o uso. Por este motivo, a empresa solicitou uma análise de todos os adaptadores europeus de 5 W que incluem um pequeno detalhe que explicaremos a seguir.
Para saber se somos afetados por este problema, devemos olhar para a base do nosso carregador. Se nele constar o nome “ Modelo A1300 ”, acompanhado, um pouco abaixo, da abreviatura “ CE ” em cinza escuro, significa que somos proprietários de um carregador que deve ser trocado. Esses carregadores foram distribuídos com o iPhone 3GS, iPhone 4 e as primeiras versões do iPhone 4S. Em contraste, os carregadores com a designação " Modelo A1400 " não são afetados por esse problema e seus proprietários podem continuar a usá-los normalmente.
A Apple encorajou os proprietários do carregador com defeito a procurar a Apple Store mais próxima (ou qualquer revendedor autorizado Apple) para solicitar a substituição por um novo carregador. É claro que os usuários que decidirem usar o carregador devem saber que precisam levar seu iPhone com eles para que os responsáveis pela loja possam anotar o número de série do celular ao trocar o carregador. Os usuários que compraram seu iPhone sob um contrato com uma companhia telefônica podem esperar até 18 de junhoA partir desse dia, grandes empresas também passarão a ativar campanhas para permitir a troca de carregadores defeituosos nos próprios estabelecimentos.
A troca do carregador não tem custo para o usuário, de forma que quem possui este modelo de carregador com defeito pode ir livremente à loja da Apple mais próxima para receber assistência técnica em todos os passos que deve seguir para realizar substituição do carregador. Claro, é importante que saibamos que a falha afeta apenas o adaptador, para que possamos continuar usando o cabo USB com total normalidade sem medo de qualquer falha.
O problema com esses carregadores defeituosos afeta um total de 37 países, entre eles também a Espanha. Embora essa não seja uma falha muito preocupante, é recomendável que todos os proprietários de iPhone dêem uma olhada no carregador para se certificar de que não são afetados por esse problema. Se tivermos dúvidas se o nosso carregador está afetado pelo problema de superaquecimento, simplesmente temos que ir a uma loja da Apple para que um dos dependentes possa tirar nossas dúvidas.
