Estudo realizado pela consultoria financeira Gartner, garante que a venda de smartphones em todo o mundo aumentou 3,9 por cento neste último primeiro trimestre de 2016. Entre alguns dos dados mais relevantes do estudo realizado pela empresa britânica, É importante notar os números ruins da Apple. E é que a empresa de Tim Cook não pode pendurar a medalha desta vez como vinha fazendo da forma usual já que os números não acompanham. O número de iPhones vendidos pela Apple neste primeiro trimestre é de quase 52 milhões de unidades, em comparação com mais de 60 milhões que foram vendidos no mesmo período do ano passado. Parece que a maçãnão conseguiu desbancar seu concorrente mais direto, a Samsung, em mercados emergentes como a Ásia , que, por outro lado, manteve o mesmo número de unidades vendidas.
Um dos grandes vencedores deste estudo é a empresa chinesa Huawe i, que aumentou sua participação de mercado em 2,9% e afirma ter vendido 10 milhões de unidades a mais do que no ano passado. A Oppo também teve um bom desempenho neste trimestre, passando para a quarta posição no ranking, com crescimento de vendas unitárias de 145%. Como a Huawei ou o Xiami, a Oppo alcançou esse crescimento graças ao seu sucesso na China. A Huawei também se beneficiou da forte demanda por smartphones na Europa, América e África, enquanto Xiaomi e Oppo aumentaram em mercados emergentes como Ásia e Pacífico, crescendo 20% e 199%, respectivamente.
A Lenovo desapareceu diretamente do ranking, tendo diminuído em até 33% suas vendas de smartphones e em até 75% em mercados potenciais como a China, que ainda é liderada por marcas locais. A Lenovo também está lutando para trazer sinergias aos negócios de dispositivos da Motorola otimizando custos e lucros para ambas as marcas.
Mais dados que podemos destacar neste estudo seriam, por exemplo, que 78% da receita bruta de celulares vendida neste primeiro trimestre corresponde a smartphones. O sistema operacional que lidera as vendas é o Android, que aumentou as vendas em comparação com o iOS. Os dados não são nada animadores para App ele, mas sem dúvida o maior perdedor nessa corrida é o Windows, cujo sistema operacional, o Windows Phone, caiu mais de 50% no ano passado. Além do mais, depois de todo esse tempo acompanhando o Widows Phone, a Nokia anunciou há poucos dias que iria produzir telefones com Android integrado., um golpe que acabaria danificando esse sistema operacional. A decisão da Nokia vem do fato de que as vendas do Nokia Lumia despencaram no último trimestre . Apenas 2,3 milhões de unidades desse terminal foram vendidas, o que é 73% a menos que no mesmo período do ano anterior e tudo indica que essa queda nas vendas se deve ao sistema operacional, que parece não acabar entre o público.
