Ele poderia ser chamado de Nexus Tablet. Mas o gigante da Internet ainda não confirmou. O que seu CEO, Eric Schmidt, confirmou é que o Google está trabalhando em um tablet de toque que carregará a versão mais recente de seu sistema operacional móvel: Android 4.0. Além disso, agora se sabe que a Asus poderia se encarregar de sua fabricação e que seu preço seria inferior a 200 euros.
A compra da Motorola pelo Google, em agosto de 2011, sugeria que a norte-americana se encarregasse de aumentar o catálogo de equipamentos de Mountain View, tanto em celulares avançados quanto em tablets touch. Além do mais, a Motorola já possui experiência nos dois setores; os últimos lançamentos são o Motorola RAZR e a nova geração de tablets Motorola XOOM.
No entanto, o Google poderia ter chamado a atenção da Asus asiática e seu equipamento Asus MeMo de sete polegadas que foi apresentado durante a última feira CES 2012. O tablet, que tem tela de sete polegadas, custaria cerca de US $ 250 (190 euros pelo câmbio atual). E, aparentemente, o Google teria contatado o fabricante para ver se era possível baixar o preço de produção e fazê-lo custar 200 dólares ou 150 euros para mudar. Uma dessas mudanças seria reduzir seu armazenamento interno e confiar - como um bom equipamento com conexões - no novo serviço de armazenamento Google Drive.
O Google quer prevalecer no setor de tablets e vê a Amazon como um dos adversários mais sérios. Acima de tudo, desde a apresentação do Kindle Fire, um tablet de sete polegadas que oferece todos os serviços da maior loja da Internet. No entanto, não oferece serviços do Google; você precisa alterar seu sistema operacional e instalar uma versão personalizada.
Por outro lado, outra questão que deixou os seguidores do gigante da Internet nervosos é qual processador eles usariam em seus equipamentos. E na opinião, e como apontou a publicação Android and Me , o quad - core da NVIDIA -a conhecido como Tegra 3 seria o candidato perfeito. Além disso, para alcançar uma participação de mercado significativa, o Google deve apostar nas tecnologias mais recentes do momento.
Por outro lado, a alegada encenação deste suposto Nexus Tablet seria ao longo do próximo mês de abril e sua venda começaria em junho. Embora também seja apontado que a Developer Conference no final de junho seria a data exata; ou seja, no próximo dia 27 de junho.
Portanto, as características que estão sendo consideradas até agora são: ter uma diagonal de sete polegadas atingindo uma resolução de 1.280 x 800 pixels; ou seja, em alta definição. Por outro lado, teria o sistema operacional Android 4.0 instalado e com a interface serial; nada personalizável. NVIDIA Tegra 3 parece forte para ser o processador que move toda a equipe em conjunto. O que ainda não está claro é se o Nexus Tablet será um dispositivo do Google ou a Asus lançará um novo dispositivo no mais puro estilo Motorola XOOM quando o Android Honeycomb, a versão explícita para tablets de toque, for apresentado.
