Recentemente, o aplicativo de mensagens instantâneas do BlackBerry, BlackBerry Messenger, foi lançado pela primeira vez em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Após essa chegada, também era esperado que o aplicativo estivesse disponível no sistema operacional Windows Phone. Mas, segundo David Proulx - diretor de desenvolvimento de negócios da BlackBerry -, o aplicativo BBM (BlackBerry Messenger) não chegará a este último sistema operacional, pois a empresa concluiu que o Windows Phonenão é amplamente aceito no mercado para ser considerado nos planos de desenvolvimento do BBM.
É no mínimo curioso que uma empresa que atravessa seus piores momentos financeiros decida lançar esta mensagem que busca demonstrar a falta de demanda do Windows Phone entre os usuários. E o mais curioso é que no final do ano passado se sabia que o Windows Phone cobria dez por cento do market share de telefonia móvel na Europa, enquanto o BlackBerry era uma das poucas empresas que experimentava uma queda em sua participação de mercado em comparação com 2012.
O BlackBerry Messenger é um aplicativo que de alguma forma finge ser uma alternativa aos aplicativos clássicos e populares do WhatsApp ou Line. Um dos aspectos mais marcantes do aplicativo de chat do BlackBerry é a possibilidade de trocar mensagens com outros usuários simplesmente fornecendo um código de identificação (BB PIN ou BlackBerry ID); ou seja, com este aplicativo não é necessário revelar o número do telefone ao falar com outras pessoas. De resto, este aplicativo de mensagens instantâneas não inclui nenhuma notícia significativa que possa representar uma competição real para as alternativas mais populares que mencionamos anteriormente.
A versão do BlackBerry Messenger atualmente disponível para Android e iOS tem um design muito parecido com o que pode ser encontrado no aplicativo do telefone BlackBerry 10, um celular que incorpora uma tela sensível ao toque na qual o teclado físico ao qual estamos acostumados desaparece essa empresa. É uma adaptação simples que inclui a particularidade de poder adicionar e conversar com pessoas que possuem um telefone com um sistema operacional diferente do nosso.
Segundo a própria empresa durante o lançamento deste aplicativo, nas primeiras oito horas de vida do BBM no Android e iOS, foram realizados mais de cinco milhões de downloads do aplicativo. Um número impressionante, é verdade, mas também é um dado longe dos mais de 400 milhões de usuários ativos que o WhatsApp possui.
Resumindo, por enquanto, os usuários do Windows Phone terão que esperar até que seu sistema operacional seja popular o suficiente para que o BlackBerry decida trabalhar para desenvolver uma adaptação de seu aplicativo de mensagens instantâneas.
