A fabricante canadense do BlackBerry, RIM, lançou fortes acusações contra os aplicativos que a Apple tem em sua loja. "Não precisamos de 200 aplicativos de peido", disse Alan Panezic, vice-presidente e gerente de produto para plataformas da BlackBerry. Além disso, acrescentou que esses tipos de aplicativos são usados três ou quatro vezes e nunca mais agregam valor ou estimulam o consumo de publicidade ou a compra de aplicativos premium.
Panezic, no entanto, também jogou pedras em seu próprio telhado, reconhecendo que os aplicativos BlackBerry não são amplamente vendidos e que também são caros. Embora os aplicativos da Apple não custem mais do que um dólar, os aplicativos do BlackBerry custam cerca de US $ 3. E é que, até agora, os aplicativos de lazer e entretenimento não têm sido objetivo da empresa canadense, embora esse fato possa mudar com o lançamento do tablet com PlayBook gráfico de alta resolução.
No entanto, esse não é o maior problema do BlackBerry. A empresa canadense tem sérios problemas com burocracia e segurança nos Emirados Árabes. Na verdade, se o BlackBerry não apresentar uma solução antes de 11 de outubro, os serviços de mensagens, e-mail e navegação na Internet podem ser bloqueados nos Emirados. E devemos lembrar que o governo teme que esses terminais sejam usados para planejar ataques terroristas.
A RIM tem 50.000 clientes nos Emirados Árabes. É por isso que estão em negociações para tentar encontrar uma solução. O custo que esse conflito pode causar à empresa canadense ainda não é conhecido, mas o que sabemos é que as vendas do BlackBerry nos Emirados já caíram 40%.
Outras notícias sobre… Blackberry