O que é o Google Now? Fundamentalmente, é um assistente que torna o smartphone um pouco mais inteligente. O seu valor reside na forma como liga as funções e aplicações que instalamos no telefone para sugerir, através de cartões que surgem entre as notificações, informações que podem ser do interesse do utilizador. Além disso, esta função opera indistintamente por meio de buscas escritas, por comandos de voz ou, diretamente, fornecendo dados a partir de compromissos do calendário. É, enfim, uma secretária virtual que nos ajuda desde o celular.
Este recurso está disponível no Android versão 4.1. É por isso que os usuários do Samsung Galaxy S3 que atualizaram o sistema para esta edição, poderão desfrutar de um serviço que, por outro lado, envolve uma série de considerações "" que serão expostas assim que for claro como ativar o Google Now ””. Basicamente, o Google Now se baseia em duas coisas: o histórico de pesquisas do usuário e sua posição geográfica. É por isso que, para começar, teremos que ter ambas as opções ativadas. Vamos ao menu Configurações do sistema e procuramos a seção Serviços de localização. Devemos manter o GPS e a localização e as opções de pesquisa do Google ativadas . Se fizermos também com a caixa Usar redes, os sistemas ficarão ainda mais precisos.
Feito isso, vamos para a tela inicial. É mais do que provável que após a atualização para o Android 4.1, o Samsung Galaxy S3 tenha instalado uma janela flutuante (widget) que mostra uma barra de pesquisa do Google, que apresenta o pequeno ícone do microfone para usar comandos de voz. Independentemente de abrirmos o aplicativo de busca por teclado ou voz, o que teremos é acesso às configurações internas do Google Now, que é o que nos interessa. Com o aplicativo de pesquisa aberto, clique no botão capacitivo esquerdo"" Aquele que normalmente usamos para verificar as opções disponíveis de qualquer aplicativo "" e selecione Configurações.
Depois disso, clique em Google Now. A partir daqui temos à nossa disposição todas as opções de configuração do serviço. A primeira coisa, logicamente, é ativá-lo. Tudo que você precisa fazer é pressionar a mola tátil que vemos no canto superior direito para que o Google Now comece a funcionar. A partir desse momento, podemos ajustar um a um cada um dos parâmetros que queremos que esta função identifique como parte das personalizações disponíveis. A partir desse momento, o Google Now irá tomar conhecimento de todo o histórico de pesquisas na web, bem como no Google Maps, para sugerir informações ao usuário em forma de cartões.
Por exemplo, se pesquisarmos um restaurante no Google e nos encontrarmos em um em particular, o Google Now pode interpretar que queremos ir até ele. Desta forma, assim que recolhidas as informações prestadas pela empresa, esta integrará os dados de localização do estabelecimento e nos fornecerá automaticamente um cartão com a rota para chegar até aquele local, seja de carro, a pé ou de transportes públicos, bem como o Tempo estimado para traçar essa distância sob uma série de condições e de acordo com o tempo que o fazemos. Da mesma forma, se anotarmos compromissos em nosso calendário, e desde que esteja sincronizado com o Google Agenda, esta peculiar secretária virtual nos fornecerá informações úteis sobre o que anotamos.
Este serviço, tão atraente, como você pode ver, tem uma série de inconvenientes. Para começar, o processamento constante de dados e a recorrência contínua às redes de localização e tráfego online significam que o Google Now faz com que a bateria do Samsung Galaxy S3 caia abruptamente após a ativação do serviço. Logicamente, quanto mais completa for a customização desta função, mais efetiva será a autonomia. É algo a ter em conta se o utilizador alguma vez prevê um dia intenso de trabalho com o seu terminal.
Por outro lado, existe a questão da privacidade. Assim que ativarmos o Google Now, a empresa armazenará todos e cada um de nossos movimentos feitos com o telefone. E não nos referimos apenas aos dados de localização GPS: estes também estarão ligados ao histórico de pesquisa online e aos dados do calendário. O debate sobre a privacidade, os serviços que utilizam a Internet e a nuvem são outra questão, e não descobrimos o Mediterrâneo colocando esta questão em cima da mesa quando falamos do Google Now. No entanto, é importante levar esse assunto em consideração, pois se decidirmos desativar o Google Now, o histórico registrado até aquele momento não será excluído.