A atualização do Android M agora é oficial. E, além disso, já está disponível para download, embora no momento seja apenas uma versão anterior. Em qualquer caso, os proprietários de um Nexus 5, Nexus 6 ou Nexus 9 pode agora atualizar seus terminais para a versão anterior do Android M. Embora seja uma versão que provavelmente incorpora muitos erros ainda a serem corrigidos, os usuários mais ousados já podem testar em primeira pessoa em seus Nexus como estão as novidades que o Android M traz (do Doze, o sistema que promete reduzir o consumo de bateria, até o gerenciamento renovado de permissões de aplicativos)
E desta vez, vamos explicar passo a passo como para atualizar o Nexus 5, Nexus 6 ou Nexus 9 para a versão anterior do Android M. As etapas não são particularmente fáceis para um usuário novato, e devemos estar cientes de que perderemos os dados armazenados em nosso dispositivo. Além disso, essas versões anteriores podem não ser destinadas ao uso diário ou diário, e não seria surpreendente se ainda houvesse alguns recursos para implementar. Em qualquer caso, uma vez feitos os avisos, vamos começar com o procedimento:
1. Primeiro temos que baixar os arquivos da atualização do Android M em sua versão anterior, escolhendo o arquivo correspondente ao nosso dispositivo. Esses links são oficiais e compilados do site do Google: developer.android.com/preview/download.html.
- Nexus 5 (GSM / LTE): aqui. O arquivo ocupa 573 MegaBytes.
- Nexus 6: aqui. O arquivo ocupa 960 MegaBytes.
- Nexus 9: aqui. O arquivo ocupa 912 MegaBytes.
2. Assim que a atualização for baixada, a próxima coisa que temos que fazer é preparar nosso Nexus para o processo de instalação do arquivo. Este é um processo adequado apenas para usuários avançados e as instruções detalhadas a seguir podem ser encontradas neste link: developers.google.com/android/nexus/images#instructions.
Para realizar este procedimento, é necessário ter a ferramenta fastboot em nosso computador, para a qual é necessário ter instalado o programa Android SDK (developer.android.com/sdk/index.html).
3. A partir daqui, só podemos aproveitar a versão mais recente do sistema operacional Android. Não podemos esquecer que se trata de uma versão anterior, por isso é muito provável que encontremos erros que serão resolvidos em futuras microatualizações.
Além da notícia da atualização do Android M, o Google também anunciou atualizações para seus próprios aplicativos. O Google Now será mais inteligente, o Google Chrome, o Google Maps e o YouTube incorporarão uma infinidade de funções offline e o Google Fotos se tornou um aplicativo oficial. E tudo isso sem esquecer o sistema de gerenciamento de permissões de aplicativos renovado.
