O Samsung Galaxy S5 possui muitos recursos novos, mas o sensor de impressão digital é um dos mais notáveis. Esse recurso já estava incluído no iPhone 5S da Apple e a Samsung o adicionou ao seu carro-chefe, embora suas funções sejam diferentes. O sensor de impressão digital do Samsung Galaxy S5 permite proteger o terminal da tela de bloqueio, mas também oferece a opção de bloquear conteúdo do terminal, como álbuns de fotos ou documentos. Por outro lado, também permite fazer pagamentos através da plataforma PayPale espera-se que suas funções continuem a se expandir. Porém, o bloqueio de tela é a aplicação mais comum e prática. Em vez de digitar um código ou desenhar um padrão, este sistema desbloqueia o telefone apenas passando o dedo sobre o botão home, de forma mais rápida e segura. Explicamos como configurar o sensor de impressão digital do Samsung Galaxy S5.
O sensor de impressão digital tem sua própria entrada no painel de configurações rápidas, localizado na lista suspensa de notificações que é aberta deslizando de cima para baixo. A primeira coisa a fazer é configurar a impressão digital com a qual desbloquearemos o terminal. O detector de dedo do Galaxy S5 funciona arrastando, ou seja, teremos que passar todo o dedo sobre a superfície do botão, não apenas deixá-lo empoleirado. Devido ao gesto que deve ser feito, o dedo mais confortável para configurar seria o indicador, mas você pode escolher o que deseja. Ao configurar uma impressão digital, aparece um assistente que nos orienta ao longo do processo para torná-lo mais fácil.Ele nos pedirá para passar o dedo até oito vezes sobre o botão, até que esteja totalmente registrado. Neste ponto, você deve ter cuidado para fazer isso bem. Se olharmos de perto, um padrão de pontos aparece no botão Iniciar, na própria tela. O sistema também nos pede para deslizar o dedo pela tela para que possamos passar toda a impressão digital sobre o botão. Quando tivermos concluído as oito etapas, já temos a impressão digital armazenada. O leitor de impressão digital permite registrar até três dedos diferentes, para que possamos adicionar outras pessoas que possam usar o telefone.
Com a impressão digital ou impressões digitais já configuradas, teremos que guardar uma senha como alternativa caso o botão não funcione. Então, o que resta a ser feito é configurar o desbloqueio de impressão digital em Configurações e cada vez que for desbloquear o telefone, podemos fazer isso passando o dedo sobre o botão Iniciar. O aplicativo do scanner também nos permite gerenciar as impressões digitais salvas, excluindo ou adicionando novas quando quisermos. Este sistema adiciona um nível mais avançado de segurança, mas também é mais prático e rápido do que o bloqueio de código ou padrão.