Índice:
A maioria dos telefones de última geração hoje inclui um modo retrato para suas fotos. Este modo distingue de forma inteligente o primeiro plano e o fundo da foto, destacando o primeiro e aplicando um efeito de desfoque ou distorção ao segundo. Mas e os celulares que não têm esse recurso? A solução vem na forma de um aplicativo gratuito e reproduz esse efeito quase perfeitamente em qualquer foto.
Depois do Focus, o aplicativo para retratos
Como o título indica, o After Focus é um aplicativo focado exclusivamente em transformar nossas fotos e aplicar o efeito de modo retrato a elas. O aplicativo gira em torno dessa ideia e as funções que eles nos oferecem estão relacionadas a esse conceito. Seu uso se adapta a qualquer tipo de usuário, já que possui um modo automático e outro manual para capturar o close-up.
O After Focus tem três tipos diferentes de distorção ajustável, efeito bokeh e até filtros. Os últimos são especiais porque permitem diferenciar o filtro em primeiro plano e o filtro em segundo plano. O After Focus também possui um modo de cor splash; refere-se a uma foto em preto e branco com um único objeto ou cor realçada. O After Focus está disponível gratuitamente para Android, embora tenha uma versão paga sem anúncios e com resoluções superiores para as suas fotos por € 1,50. No iOS, apenas a versão profissional é vendida por 1,09 euros.
Como usar o After Focus
Como mencionamos antes, o After Focus tem dois tipos de seleção de primeiro plano: inteligente e manual. Embora o modo manual seja mais complexo e leve mais tempo, o acabamento é muito melhor. Ainda assim, explicaremos o uso dos dois modos, começando pelo inteligente.
Modo inteligente
Para começar, devemos escolher a fotografia que queremos retocar no menu principal do aplicativo, ou tirar uma no momento. Esta etapa é exatamente a mesma para os dois modos.
Ao escolher a foto, aparecerá uma interface com diversas ferramentas. Classificados de cima para baixo estão a seleção do primeiro plano, a seleção do plano de fundo, a seleção do plano de fundo, o pincel do primeiro plano, a borracha, o zoom e a exibição da camada.
A primeira coisa a fazer nesta tela é selecionar a área de primeiro plano. Não é necessário seguir um contorno exato, apenas traçar aproximadamente a área a ser destacada.
O próximo passo é selecionar a ferramenta de fundo e selecionar toda a área que queremos entre o primeiro e o fundo. Selecionamos esquematicamente porque o modo inteligente reconhecerá as áreas que queremos deixar em segundo plano. Outra dica dessa ferramenta é utilizá-la para fazer o contorno, pois fica estranho se não for feito dessa forma.
Por fim, marcamos o fundo com uma ou duas linhas e retocamos as áreas que não nos convencem e clicamos em pronto.
Modo manual
No modo manual, a única coisa que muda é a interface das ferramentas. Veremos que o pincel e a borracha são substituídos por quatro tamanhos de pincel diferentes. O primeiro passo também é marcar o primeiro plano, mas desta vez teremos que desenhar toda a área a ser destacada.
Depois disso, desenhamos a área no fundo. Lembre-se que no modo manual é preciso ser preciso, e para isso existem ferramentas como o seletor de camadas ou o zoom.
Para o fundo, não precisamos selecionar nada, pois o aplicativo assume que tudo o que não está desenhado é fundo. Então, só temos que estar prontos.
Após este ponto, os dois modos tornam-se um novamente. Estamos na janela de retoque final. A partir daqui podemos editar nossa foto, adicionando filtros e outras coisas.
Quando terminarmos, só teremos que clicar em salvar e teremos nossa foto pronta. Como você pode ver, o processo é fácil e só tira a foto e cria criatividade.