Índice:
Faz apenas uma semana que a Apple anunciou oficialmente o iOS 13, a nova versão de seu sistema operacional móvel para iPhone, e já temos a primeira atualização, iOS 13.1, entre nós. Esta atualização corrige alguns bugs encontrados na primeira versão e adiciona algumas melhorias em relação ao seu desempenho normal. Bem, essa nova melhoria não foi poupada de problemas, alguns dos quais são sérios o suficiente para colocar em risco a segurança dos dados do usuário.
Tenho o iOS 13 e um teclado baixado, corro perigo?
E qual é esse problema do iOS 13.1? Bem, é uma brecha de segurança que permite aos fabricantes de aplicativos de teclado coletar dados do usuário, coletando letras digitadas sem o próprio aviso do usuário. Além disso, todos esses dados foram coletados nos servidores dos aplicativos em questão, sendo armazenados, por exemplo, números de cartões de crédito e contas bancárias, endereços, telefones pessoais e textos de natureza íntima que o usuário estava escrevendo através desses aplicativos.. Deve-se lembrar que os aplicativos de teclado costumam ser bastante populares entre os usuários de telefones celulares, pois permitem o envio de emojis especiais, entre outros aspectos da personalização.
O usuário do iPhone, se usar um teclado de terceiros de uma empresa que não conhece, pode verificar se a permissão de acesso total do teclado foi ativada da seguinte forma: ele terá que entrar nas configurações do iPhone e, em seguida, na seção ' Geral ', daí para' Teclados 'e, por fim,' Teclados '. Outra alternativa que você pode realizar até que a Apple libere uma nova atualização do iOS que corrija esse erro seria desinstalar os aplicativos de teclado que estamos usando.
A Apple consertará essa nova falha de segurança?
Entre os aplicativos de teclado mais populares que podemos encontrar para o nosso iPhone estão os do Gboard (propriedade do Google e uma ferramenta pré-instalada na grande maioria dos telefones Android), Swiftkey e Grammarly. Esses aplicativos podem ser executados como aplicativos independentes ou dar a eles permissão especial para se comunicar com outros aplicativos que instalamos em nosso smartphone, fornecendo assim funções adicionais que enriquecem a experiência do usuário. Um bug do iOS 13.1, no entanto, deu a esses aplicativos 'acesso total', mesmo sem o consentimento do usuário.
A Apple anunciou que corrigirá o problema em uma atualização de software futura, já que o problema afeta apenas aplicativos de terceiros (seus próprios aplicativos não podem acessar os dados de pressionamento de tecla) ou ferramentas que podem solicitar acesso total ao seu iPhone. O acesso total a um aplicativo de teclado é uma porta aberta para a coleta de dados íntimos, por isso sugerimos que os usuários móveis aproveitem ao máximo as permissões que dão a este tipo de utilitário.
Gboard, o teclado do Google, coleta as pesquisas que fazemos com seu teclado. É evidente que com o Google não teremos problemas por ser uma empresa bastante confiável, mas não podemos dizer o mesmo de outras pequenas empresas que enxameiam nas lojas de Formulários.