Índice:
A tecnologia LED está presente nos smartphones há vários anos. Os telefones Blackberry foram os primeiros a implementá-los, e hoje existem várias marcas que os integram em seus modelos, como Samsung, Huawei, Honor ou BQ. Infelizmente, em quase todos esses fabricantes, a opção de alterar a cor do LED de notificação de seus telefones não está incluída por padrão. É por isso que somos obrigados a recorrer a aplicativos de terceiros, e desta vez trazemos-lhe um dos mais úteis para mudar o LED do celular.
Em primeiro lugar, devemos certificar-nos de que a luz LED do telefone em questão é policromática, ou seja, pode mudar de cor. A melhor maneira de verificar é ver se sua cor muda quando recebemos uma notificação. No caso de ser exibido apenas em branco, é mais provável que seja monocromático.
Alterar as cores do LED no Android sem root
A personalização das cores do LED não é novidade no Android. Atualmente existem vários aplicativos que integram esta opção como padrão, como WhatsApp ou Telegram. No entanto, um bom número de aplicativos ainda não implementou esse recurso em suas opções, por isso somos obrigados a recorrer a ferramentas externas.
Neste caso recorreremos à aplicação Light Manager, que podemos encontrar gratuitamente na Google Play Store através do seguinte link. Depois de instalá-lo, teremos que dar a ele as permissões de notificação para que o aplicativo possa ler as notificações recebidas. Agora, uma interface semelhante à das imagens abaixo deve aparecer.
Se quisermos configurar a cor do LED de uma determinada aplicação, só teremos que selecionar as cores das aplicações correspondentes que a aplicação nos mostra no Iniciar e clicar na opção Ativar. Também podemos adicionar aplicativos que não estão na tela inicial mencionada na última opção de Adicionar aplicativo.
Por fim, e apenas no caso de observarmos um funcionamento anômalo, devemos desativar as opções de economia de bateria se as tivermos ativadas no Android. Da mesma forma, recomenda-se excluir as configurações de notificação no aplicativo em questão que configuramos através do Light Manager. Traduzido para o cristão, significa que teremos que deletar as notificações de LED no WhatsApp, Twitter e nos aplicativos que possuem essa opção para que o Light Manager possa gerenciá-los sem problemas.