A partir dessas linhas já demos algumas pistas para poder customizar o Samsung Galaxy S4 até que fique do nosso agrado. Indicamos como configurar as contas de usuário que temos em vários serviços e redes sociais, como ajustar as funções do terminal através de aplicativos para download e como definir os toques e notificações como queremos. Antes de tornar nosso Samsung Galaxy S4 único em sua aparência e funcionalidade, você deve parar na tela de bloqueio.
Algo que está à nossa disposição em qualquer smartphone é a possibilidade de alterar a imagem de fundo da tela que aparece quando iniciamos a atividade do terminal após um período de descanso em bloqueio. Mas não é sobre isso que falaremos desta vez. O Samsung Galaxy S4 exibe uma mensagem que acompanha os dados de hora e data. Esta mensagem não é fixa, mas podemos modificá-la, não apenas em termos de conteúdo, mas também em termos de tipo de letra, cor e tom de fundo. Como de costume, existem várias maneiras de chegar ao nosso destino. Nesse caso, existem duas maneiras de modificar a mensagem pessoal na tela de bloqueio.
A primeira fórmula que podemos seguir para isso nos leva ao menu de configurações do sistema, ao qual podemos acessar pressionando o botão capacitivo que está à esquerda da tecla de início ou desdobrando a cortina de notificação e selecionando o ícone da pequena engrenagem que existe na margem superior direita. Uma vez lá dentro, apontamos para a guia "Meu dispositivo" e clicamos em "Tela de bloqueio". Quando o tivermos feito, iremos para um menu entre cujas opções iremos distinguir um que indica "Bloquear widgets de ecrã". Veremos então que a terceira opção indica "Editar mensagem pessoal".
Assim, já teríamos acessado o painel de edição. O outro método para chegar até aqui é mais sutil, mas também mais direto. Com o Samsung Galaxy S4 bloqueado, pressionamos a tecla home ou o botão liga / desliga lateral para tirá-lo do sono, o que ativa a tela de bloqueio. Se clicarmos na mensagem pessoal e deslizarmos o dedo totalmente para baixo, alguns ícones aparecerão, um dos quais mostra um pequeno lápis. Vamos clicar aí e acessar o mesmo painel de edição que encontramos antes.
Neste ponto, podemos retocar os três parâmetros aos quais aludimos algumas linhas atrás. Ao clicar na própria mensagem teremos a opção de escrever uma mensagem nova e concisa. Abaixo da data e hora encontramos as três opções de personalização. O primeiro altera a cor, o segundo adiciona um tom de fundo à mensagem e o terceiro permite alterar a tipografia entre as cinco possibilidades disponíveis. A propósito, neste painel verificaremos que também podemos selecionar se queremos ou não que a hora e a data apareçam na tela de bloqueio. Assim que tivermos modificado tudo ao nosso gosto, basta clicar em salvar para que as alterações tenham efeito imediato.