Às vezes , podemos ir com o tablet ou laptop sem ter acesso a um ponto Wi-Fi, mas precisamos acessar a Internet de um desses computadores. No caso de sermos utilizadores do Samsung Galaxy S3, é possível ter uma porta de entrada para a rede de redes, desde que acompanhe a ligação 3G. Para isso, basta iniciar a respectiva função no terminal, o que nos faz ligar o Samsung Galaxy S3 de três formas com o equipamento que irá receber a ligação. Hoje contamos passo a passo como tornar isso possível.
Para começar, devemos ir ao menu de configurações do terminal. Isso é acessível de vários pontos, mas gostamos de chegar da cortina de notificação. Na área superior direita você pode detectar sua presença na forma de uma pequena roda dentada. Assim que clicarmos nele, na primeira seção encontraremos várias opções relacionadas às conexões wireless. Estamos interessados em selecionar na seção Mais configurações.
Uma vez lá dentro, veremos um novo painel de opções. A primeira seção enfoca aqueles que nos interessam. Especificamente, uma seção que aparece como Zona Wifi e modem USB. É aí que se escondem as diferentes formas que o Android 4.1 nos oferece através do Samsung Galaxy S3 para podermos transformar o telefone num ponto de acesso para que outros equipamentos possam usufruir da ligação 3G do telemóvel. E como veremos, existem três opções, já mencionamos, para isso. Especificamente, iremos reconhecê-los, após clicar nesse link, como Zona Wi-Fi, Modem USB e Modem Bluetooth.
Neste guia, vamos nos concentrar no primeiro. As outras duas rotas são variações simplificadas e mais acessíveis da que vamos desenvolver, embora iremos dar algumas notas no final do artigo para que você não tenha dúvidas a respeito. Bem, vamos clicar em Zona Wi-Fi, selecionando a área do link ou alternando a mola virtual à direita. Veremos que uma mensagem como a seguinte aparece:
Não há necessidade de temer. O que este aviso significa é que o sensor Wi-Fi do Samsung Galaxy S3 deixará de estar em modo de recepção "" embora mesmo assim continue sempre a recolher e a enviar dados "" para se tornar um transmissor de sinal. Basicamente, o dispositivo deixa de ser uma plataforma que exibe informações da rede para ser um terminal de onde essas informações partem. Então, clique em OK para ver este outro:
O Samsung Galaxy S3 terá entrado no modo Hotsport, gerando uma zona Wi-Fi ao seu redor. Ao desdobrar a cortina de notificações, aparecerão as informações que podem ser vistas na imagem superior que acompanha essas linhas. Basta clicar na seção Zona Wi-Fi ou modem USB ativo para que possamos alterar os parâmetros da rede que acabamos de gerar.
As opções padrão da rede que é criada para compartilhar a conexão 3G do Samsung Galaxy S3 atribuem um nome pré-definido, e pode ser protegida com uma senha atribuída pelo próprio sistema. O processo também pode ser feito deixando a rede aberta e desprotegida, mas é o menos recomendado. É por isso que sempre que ativamos esta opção, personalizamos os parâmetros ao nosso gosto, para evitar ao máximo surpresas desagradáveis. Para fazer isso, devemos clicar no botão Configurar.
Como podemos ver, a partir daqui podemos acessar várias opções configuráveis. Assim, teríamos em mãos a escolha de um novo nome para a nossa conexão (Rede SSID), a seleção de que ela permaneça oculta como dispositivo, o tipo de criptografia e a senha que daria acesso a ela. Em alguns segundos, podemos ter nossa própria conexão pronta a partir do Samsung Galaxy S3. A seguir, salvamos as alterações e apenas procuramos a rede gerada a partir de outro terminal com conexão Wi-Fi:
Todos nós conhecemos este ponto. Depois de selecionar a rede que criamos, basta inserir a senha que foi previamente determinada para poder acessar nossa conexão do Samsung Galaxy S3, e a partir desse momento, podemos começar a navegar no computador ou tablet alimentando-nos rede 3G do telefone.
Algo muito importante a ter em consideração ao recorrer a isto é que a quantidade de dados consumidos no tráfego quando navegamos a partir do telefone não é a mesma que quando o fazemos a partir de um computador. As páginas da Web e outros serviços online são otimizados de maneira diferente, dependendo se estão sendo acessados de uma plataforma móvel ou de um laptop ou desktop.
Queremos destacar isso porque é muito provável que a cota contratada com sua operadora reflita um notável pico de atividade se utilizar esta função, com os consequentes riscos na franquia contratada ou, caso não tenhamos um tipo de serviço que não exigir despesa adicional após ter ultrapassado o máximo permitido, um susto na conta.
Vamos terminar dando algumas notas simples para as duas faixas adicionais. Por outro lado, se conectarmos o Samsung Galaxy S3 via USB a um dispositivo compatível, basta selecionar a opção Modem USB da seção descrita acima e o computador ou tablet será capaz de detectar automaticamente o ponto de conexão. Não tem mistério. Da mesma forma, ao ativar a opção equivalente através de uma porta sem fio Bluetooth, desde que o Samsung Galaxy S3 e o equipamento receptor estejam pareados, o telefone se comportará imediatamente como emissor do sinal de dados que o computador, tablet ou outro celular irá receber. como um ponto de acesso para tráfego de dados online.