É sem dúvida um dos smartphones mais cobiçados do momento. Provavelmente, também, aquele que incorpora de série as aplicações de ponta mais exclusivas. E se isso não bastasse, oferece uma das experiências multimídia mais completas e satisfatórias do mercado. Trata-se do Samsung Galaxy S4, aparelho que também permite ao usuário ter acesso a redes de internet móvel de qualquer outro aparelho. Ou seja, a conexão do Samsung Galaxy S4 pode ser compartilhada com um computador, tablet ou smartphone, para que o high-end da casa sul-coreana funcione como uma ponte para suprir o tráfego de dados que outro equipamento necessita.
Obviamente, esse recurso está disponível em outros terminais no mercado em geral e na Samsung em particular. Mas tendo em vista que dentro de alguns meses começará a implantação da cobertura 4G em nosso país, e que este Samsung Galaxy S4 é um dos aparelhos que estão preparados para trabalhar com o tipo de LTE que estará disponível a partir de julho próximo Com Orange e Yoigo, é especialmente interessante poder explorar as possibilidades deste serviço usando as opções de compartilhamento de conexão.
Para fazer isso, temos que levar em consideração alguns detalhes. A primeira é que para usar o Samsung Galaxy S4 como modem, temos duas opções. Pode recorrer à função wireless, tornando o telefone um Hotspot, ou fazer o mesmo ligando o Samsung Galaxy S4 ao computador que utiliza a ligação à Internet do smartphone através do cabo USB. Assim, escolher um caminho ou outro determina o conforto da função, mas também o castigo que podemos infligir à bateria do Samsung Galaxy S4. Logicamente, a primeira opção causará um impacto maior.
Para poder ativar uma ou outra opção, teríamos que ir ao menu "configurações". Uma vez lá, basta procurar a seção "zona portátil e âncora de rede". Clicar nessa seção abrirá o painel de opções a partir do qual podemos configurar como queremos compartilhar a conexão de dados do Samsung Galaxy S4 de outros terminais. Existem três maneiras que podemos usar. E dois deles têm explicado "" usando o telefone como um hotspot, modem ou Wi-Fi sem fio e com fio ou, bem como através de um cabo USB "". O terceiro está localizado a meio caminho entre os dois, pois fornece o tráfego de dados como se fosse o método usado pelo cabo USB, embora alterando isso através da porta Bluetooth.
Se selecionarmos a primeira opção, que faz do Samsung Galaxy S4 um transmissor de "Zona Wi-Fi portátil", teremos que configurá-lo para que outros usuários do canal aberto não sejam aproveitados. Para isso, basta programar uma senha associada ao nome de conexão que escolhermos. Desta forma, apenas nós e os usuários a quem damos permissão poderemos acessar a conexão à Internet do Samsung Galaxy S4. Claro, é necessário levar em conta que o consumo de dados pode disparar se usarmos a função de compartilhamento de conexão do Samsung Galaxy S4, por isso é recomendado que seja usado apenas em horários específicos.