Índice:
Os smartphones de hoje estão cada vez mais cotados no mercado. Estamos a falar de pequenos produtos que podem custar 700 ou mesmo 800 euros, o que obviamente é uma grande tentação para os amigos dos outros. Os celulares roubados são um problema muito presente, e todos os dias centenas desses celulares são anunciados nas páginas do segundo mais popular do país. O facto de comprar um telemóvel pela Internet não deve por si ser algo que envolva um risco adicional, mas a verdade é que qualquer pessoa está exposta à tentação de acabar por comprar um telemóvel roubado devido ao seu preço atractivo.
Deixando de lado os motivos e motivos pelos quais uma pessoa acaba comprando um celular roubado, o interessante seria saber como podemos verificar se nosso celular foi roubado. Embora não haja um método cem por cento eficaz, temos alguns pequenos truques que podemos aplicar para manter a calma ao comprar um celular para um indivíduo. A seguir detalhamos todas as pistas que podem indicar que o celular que temos em mãos foi roubado.
Como evitar a compra de um celular roubado
- A primeira coisa que devemos fazer ao comprar um celular usado é solicitar a fatura da sua compra. Se for um telemóvel antigo, o mais provável é que o vendedor deixe de guardar a factura e neste caso não teríamos de suspeitar de nada. Por outro lado, se temos diante de um celular brilhante com sua embalagem original, é impensável que o vendedor possa ter um motivo justificado para não nos fornecer a nota fiscal de compra. Em suma, devemos sempre pedir a nota fiscal de compra original, mesmo que seja apenas para verificar como o vendedor reage.
- Quer estejamos lidando com um novo celular ou um celular antigo, a cabina telefônica original pode nos fornecer muito mais informações do que imaginamos. Antes de tomar qualquer decisão, devemos comparar o IMEI do celular (normalmente localizado na área da bateria) com o IMEI que aparece em uma etiqueta na caixa para ter certeza de que a caixa corresponde ao celular que estamos comprando. Caso contrário, há uma boa chance de que o celular tenha sido roubado e o vendedor tenha decidido colocá-lo em outra caixa para dar mais veracidade à venda.
- Use o bom senso. Embora se diga frequentemente que o bom senso é o menos comum dos sentidos, basta que nos lembremos sempre que ninguém vai nos oferecer a pechincha do ano simplesmente por causa do destino. Os novos celulares têm preços bem ajustados em relação aos preços oferecidos pelos distribuidores, então é realmente improvável que alguém nos ofereça um celular em sua embalagem original por um preço muito inferior ao preço original.
Como verificar por IMEI se um celular foi roubado
- O método que explicamos a seguir não é cem por cento eficaz e, na verdade, é uma ferramenta da qual nem todos os usuários podem aproveitar corretamente, mas sem dúvida estamos diante de um pequeno truque que pode nos ajudar a manter a calma após a compra um celular de segunda mão.
- Para aplicar este método, a primeira coisa a fazer é procurar o IMEI do nosso celular. A opção mais fácil de encontrá-lo rapidamente é inserir este código na discagem (ou seja, no local onde escrevemos os números de telefone quando queremos ligar para alguém): * # 06 #
- Assim que terminarmos de inserir esse código, uma janela pop-up com um código estranho deve aparecer. Este código deve ser inserido na caixa que aparece no centro desta página: http://www.numberingplans.com/?page=analysis&sub=imeinr.
- Após escrever o código, clique no botão " Analisar ". A página deve ser atualizada, mostrando-nos todas as informações relacionadas ao código que inserimos. Agora só temos que verificar se esta informação corresponde ao nosso celular (fabricante, modelo, continente em que o compramos, etc.).
- Se esses dados não corresponderem ao celular que temos em mãos, é bem provável que sejamos proprietários de um celular roubado com o IMEI clonado para evitar o bloco correspondente ao furto.