Índice:
- Uso da localização.
- Histórico de localização
- Pedido de localização recente
- Escolha quais aplicativos deseja usar em sua localização
- Dicas de segurança para sua localização
A localização em nosso Smartphone é essencial. Certamente, quase todos os aplicativos que temos em nosso dispositivo usam nossa localização (possivelmente alguns, ou até mesmo precisem), todos ou quase todos os serviços do Google usam nossa localização. Além disso, diretamente, para usar o Google Maps, por exemplo. Ou indiretamente. Muitos usuários não usam esse recurso corretamente, não sabemos quais aplicativos o usam, nem o consumo de bateria e o desempenho que isso acarreta. Mas é muito importante ter um controle. Aqui estão algumas dicas e truques para configurar corretamente o local em seu dispositivo Android.
Uso da localização.
Se formos para Configurações ”“ Pessoal, veremos que há uma seção chamada ”˜” ™ Localização ”™” ™. A partir daí podemos controlar praticamente tudo relacionado à localização do nosso dispositivo. Existe uma opção de ligar e desligar. Normalmente, uma vez configurado o dispositivo, ele nos pede para ativá-lo permanentemente, mas você deve saber que ele pode ser desativado.
A segunda opção que encontramos é o modo de localização. Esta característica é muito importante, permite-nos escolher a precisão que queremos para a localização, a maior aproveita melhor a nossa localização, sendo praticamente exacta. O ruim é que consome muito, muita bateria. Especificamente, eles são esses três modos.
Alta Precisão: Permite-nos uma melhor localização; faz uso do GPS do nosso dispositivo, o WI-FI, Bluetooth e redes móveis. Ao usar tantos serviços (especialmente GPS) e fornecer constantemente essas informações precisas, ele consome mais bateria e desempenho.
Poupança de bateria: Como o próprio nome sugere, este modo permite-nos poupar bateria, utilizando a localização por WI-FI, Bluetooth ou redes móveis, sem GPS. Além disso, a precisão não é tão exata.
Só aparelho: Só usa o GPS do aparelho, a localização é boa, mas por não usar todos os serviços custa um pouco mais.
O mais útil realmente é o modo de alta precisão. Recomenda-se a utilização de serviços como nosso aplicativo de mapas. Mas para outros serviços, como, por exemplo, o Instagram, que também faz uso da localização. Não precisamos de muito desempenho, e a coisa certa a fazer seria mudar o modo. Felizmente, existe a opção de fazer isso sem ter que ir para as configurações o tempo todo. Ele está adicionando um widget. Acessamos a gaveta Widgets do nosso dispositivo e selecionamos o widget Configurações. Uma vez colocado na tela inicial, uma lista com os atalhos aparecerá. Marcamos localização. Agora, basta clicar no ícone para acessar o modo de localização.
Histórico de localização
Este recurso pode parecer um pouco abusivo. A primeira coisa que você pode pensar é que o Google usa um histórico de suas localizações, como se fosse o histórico de pesquisa de seu navegador. Mas guarde as localizações para um utilitário, que é para obter melhores resultados com base nos locais que já esteve ou visitou. Ou até mesmo previsões de tráfego etc. E como poderia ser diferente, podemos gerenciar o histórico, até mesmo excluí-lo.
Se entrarmos na opção, podemos ver os dispositivos que usam nosso histórico de localização. Se premirmos o botão para gerir as atividades, podemos conhecer o histórico diário das localizações.
Pedido de localização recente
Aqui, ele nos mostrará uma lista dos aplicativos que usaram sua localização recentemente. Bem como os que mais uso. Claro, podemos escolher se queremos ou não que o aplicativo use nossa localização. Isso nos leva a outro ponto.
Escolha quais aplicativos deseja usar em sua localização
Sim, existem muitos aplicativos que utilizam a nossa localização, mesmo que não o percebamos. O Instagram, por exemplo, usa localização para nos mostrar adesivos relacionados, localização de imagens ou histórias. O Twitter faz algo semelhante com a localização dos Tweets, até mesmo o aplicativo da câmera pode permitir nossa localização. Na configuração do aplicativo doméstico podemos permitir (ou não) o uso do serviço GPS do nosso dispositivo. Basta ir ao aplicativo em Configurações ”“ Aplicativos e selecionar a opção Permissões. Se esse aplicativo exigir um local, ele aparecerá na lista e podemos ativar ou desativar o local.
Dicas de segurança para sua localização
Por fim, damos algumas dicas de segurança relacionadas ao local. Em primeiro lugar, não dê permissão a todos os aplicativos para exigir sua localização. Alguns desses aplicativos, você não precisa usá-los.
Por outro lado, se você não vai precisar do local, é aconselhável desativá-lo. Desta forma, você economizará mais bateria e estará mais protegido contra aplicativos que utilizam sua localização, e não exatamente para melhorar a experiência do aplicativo. Cuidado com os aplicativos de localização; Na loja de aplicativos do Google, podemos encontrar uma infinidade de aplicativos para nossa localização, aplicativos para melhorá-la, fornecer localizações falsas, etc. É melhor evitar esses aplicativos.