Índice:
- O que posso restringir por meio do controle dos pais?
- Impedir compras no iTunes e na App Store
- Aplicativos permitidos
- Restrições de conteúdo
- conteúdo web
O sistema operacional do iPhone e iPad, iOS 12, oferece um poderoso controle dos pais para que nossos filhos possam usar dispositivos móveis com segurança. O controle dos pais nos permite bloquear ou limitar aplicativos e funções específicas do dispositivo para nossos filhos. Também podemos restringir as configurações do nosso iPhone ou iPad para conteúdo explícito, compras e downloads e privacidade. No entanto, nem todos os usuários sabem como definir essas restrições em seu iPhone ou tablet.
No iOS 12, as funções de controle dos pais foram movidas para a opção "Tempo de uso" em Configurações. Se tivermos a opção “Tempo de uso” desativada, ao entrar nos pedirá para dizer se o dispositivo é do pai ou do filho, alterando assim a configuração. Se o aparelho for nosso mas queremos evitar que os mais pequenos da família alterem as configurações, podemos “Usar um código para o tempo de uso”. Uma vez aqui, clicaremos em "Restrições de conteúdo e privacidade", a partir do qual podemos configurar várias opções.
O que posso restringir por meio do controle dos pais?
Ao entrar em "Restrições de conteúdo e privacidade", veremos uma longa lista de opções. Porém, se quisermos usá-los, a primeira coisa a fazer é ativar "Restrições". Por meio dessa opção, podemos:
- Restringir compras no iTunes e na App Store
- Escolha os aplicativos permitidos
- Conteúdo restrito
- Definir privacidade
- Limite o uso de dados móveis
- Restringir alterações de conta
E essas são apenas algumas das opções que nos oferece o iOS 12. Vamos ver como configurar algumas das mais importantes.
Impedir compras no iTunes e na App Store
Um dos maiores temores de qualquer pai ao deixar um celular ou tablet com seu filho é que ele acidentalmente compre aplicativos ou conteúdo. Já ouvimos e lemos muitos casos de pais que deixam o iPhone para os filhos e em breve chega uma conta de milhares de euros para compras no iTunes ou nas aplicações. Portanto, a primeira coisa que devemos restringir são as compras.
Para isso entraremos na opção “Compras no iTunes e App Store”. A partir daqui, podemos restringir a instalação de novos aplicativos, a remoção de aplicativos atuais e, mais importante, as compras dentro do aplicativo. Também podemos indicar que, para qualquer compra, é sempre necessária a senha.
Aplicativos permitidos
O iOS 12 também nos permite restringir o uso de aplicativos e funções integradas em nosso iPhone ou iPad. Para isso entraremos na opção "Aplicativos permitidos". Se tivermos um aplicativo que não queremos que nossos filhos usem, basta desmarcá-lo da lista.
A desativação de um aplicativo ou função de "Aplicativos permitidos" não implica sua eliminação. Ele fica simplesmente temporariamente oculto na tela inicial. Quando o ativarmos novamente, ele aparecerá novamente.
Restrições de conteúdo
A terceira opção principal que o sistema de controle dos pais iOS 12 nos oferece é a restrição de conteúdo. A partir desta opção podemos desde impedir a reprodução de música com conteúdo explícito até impedir a reprodução de filmes ou programas com classificações específicas.
Essa mesma qualificação também se aplica a livros e aplicativos. Podemos, assim, evitar o uso de aplicativos com classificações específicas que definimos.
conteúdo web
Outra opção interessante que podemos restringir em nosso iPhone é o conteúdo da web. O iOS pode filtrar automaticamente o conteúdo do site para limitar o acesso ao conteúdo adulto no Safari e nos aplicativos do dispositivo.
Também podemos adicionar sites específicos a uma lista de aprovados ou bloqueados. Ou até limite o acesso apenas a sites aprovados. Para fazer isso, teremos que ir para Configurações - Tempo de uso - Restrições de conteúdo e privacidade - Restrições de conteúdo - Conteúdo da web. Aqui teremos as três opções discutidas.
E essas quatro opções podem ser consideradas a base principal de um bom controle dos pais em nosso iPhone ou iPad. No entanto, o iOS 12 nos oferece muito mais opções, como bloquear alterações nas configurações e todos os tipos de funções. Não vamos explicar todas as opções porque precisaríamos de muitas páginas, mas se você deixar o seu celular para seus filhos, vale a pena dar uma olhada nelas.