Índice:
- Como obter o IMEI de um telefone Android
- Outras maneiras de saber o IMEI do seu dispositivo
- Denuncie o seu telefone roubado
Se você acessou este artigo, é possível que você tenha o azar de ter perdido seu telefone celular ou ele foi roubado. Além disso, o normal é que você não se lembre do número IMEI do seu terminal de cor, algo muito importante para desbloqueá-lo e inutilizá-lo. Basicamente, o IMEI é um número que identifica um telefone móvel internacionalmente. Esta é uma informação necessária para informar a sua operadora sobre sua perda ou roubo e que não é mais utilizada pela empresa ou por outras operadoras no país.
Como dizemos, o normal é que neste momento você esteja em branco e não se lembre do número IMEI do seu celular roubado. A seguir explicamos várias maneiras de obtê-lo, para que você possa informar sua operadora o mais rápido possível e possa ser bloqueado.
Como obter o IMEI de um telefone Android
Se o celular roubado ou perdido tiver o sistema operacional Google Android, apenas alguns passos para descobrir o IMEI. Entre na página do Google Encontre meu dispositivo e clique no ícone "i" que aparece no canto superior esquerdo. Logicamente, isso só funciona se você tiver anteriormente o terminal roubado associado a uma conta do Google. A seguir, você verá nas informações do dispositivo o número IMEI, a primeira vez que foi registrado e a última vez que foi visto.
A vantagem desse sistema é que ele dá a você a possibilidade de saber exatamente onde seu telefone está no mapa. Recomendamos que antes de bloqueá-lo por IMEI você tente encontrá-lo. É possível que o tenha perdido numa cafetaria ou logradouro, localize-o no mapa e só tem de ir lá para o recuperar. Este mesmo site também permite que você bloqueie o dispositivo de lá, bem como saia de sua conta do Google. Desta forma, se alguém o roubou de você, eles não poderão acessar sua conta de e-mail ou outros serviços da empresa. Se você perceber que as coisas estão piores do que você pensava, pode até apagar todos os dados do dispositivo. Obviamente, lembre-se de que, depois de fazer isso, não será possível localizá-lo novamente.
Você também pode obter o IMEI no aplicativo Encontre meu dispositivo do Google, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play. Como você pode imaginar, para fazer isso será necessário ter outro celular Android para instalá-lo.
Outras maneiras de saber o IMEI do seu dispositivo
Se infelizmente você não tem seu celular associado à sua conta do Google e o método anterior é inútil para você, não se preocupe, existem outras maneiras de descobrir esse número. Uma delas é entrar em contato com a sua operadora de outro celular, passar seus dados e verificar se você tem o IMEI do seu celular cadastrado. Isso geralmente é frequente se na hora de contratar a tarifa você também comprou o celular.
Por outro lado, se ainda guarda a nota fiscal de compra, é normal que apareça nela o IMEI. Os vendedores costumam indicar isso, pois em caso de reclamação da garantia por um problema poderiam identificar o equipamento. Se você não tem o papel físico, olhe em sua correspondência. O normal é que ao adquiri-lo receba uma cópia da nota fiscal, que ainda pode guardar na sua caixa de entrada. Se você comprou pela Amazon, acesse sua conta, em pedidos de compra, fatura.
Além disso, se você ficar com o estojo móvel, não hesite em procurá-lo e pegá-lo. Este é outro local onde o número IMEI é registrado.
Denuncie o seu telefone roubado
Depois de obter o IMEI do seu celular roubado ou perdido, você só precisa entrar em contato com sua operadora e relatar o que aconteceu para bloqueá-lo. Caso você acabe recuperando-o, basta solicitar que esse bloqueio seja retirado para poder utilizá-lo novamente. Esta solução apenas torna o telefone inutilizável para fazer chamadas ou enviar SMS ou WhatsApp, mas infelizmente não bloqueia outros recursos, como câmera, uso de aplicativos e outras funções adicionais.