Índice:
- Limpar histórico do Safari
- Otimize o espaço da imagem
- Exclua os aplicativos que você não usa
- Exclua os dados dos aplicativos que você menos usa
- Não guarde a foto HDR ou normal, você escolhe
- Reduza a resolução dos vídeos
- Use um serviço de nuvem como o iCloud
Um dos problemas mais frequentes que os usuários do iPhone enfrentam é que eles acabam ficando sem armazenamento com o tempo. Os dispositivos da empresa não permitem que você expanda sua capacidade por meio de cartões de memória, então você tem que se contentar com os shows que temos, ou contratar um serviço de armazenamento em nuvem como o iCloud. No entanto, há algumas coisas que você deve ter em mente quando o espaço começar a ficar baixo, o que é muito normal se seu iPhone ou iPad tiver apenas 16 ou 64 GB. Continue lendo se você estiver interessado em conhecê-los.
Limpar histórico do Safari
Acredite ou não, tudo o que estamos consultando no Safari está sendo guardado no histórico, de forma que reduz o espaço disponível no aparelho. Uma maneira inteligente de não consumir muito espaço com isso é deletar os sites que visitamos nos últimos dias ou semanas (mesmo meses, se você nunca tiver feito isso antes). Para fazer isso, você só precisa entrar na seção Configurações, Safari e clicar em Limpar histórico e dados do site.
Observe que seu histórico, cookies e outros dados de navegação serão excluídos. Da mesma forma, o histórico dos dispositivos conectados à sua conta iCloud será apagado.
Otimize o espaço da imagem
Se você é um daqueles que tira fotos sem parar ou grava vídeos e os guarda todos na memória do aparelho, não é de se estranhar que rapidamente fique sem espaço. O iOS inclui a opção de serem armazenados apenas na nuvem. Desta forma, no terminal você verá apenas uma miniatura que ocupa pouco espaço. Sempre que quiser, você pode baixar a foto original para mostrá-la a alguém ou enviá-la via WhatsApp ou redes sociais. Para ativar esta opção siga os passos abaixo.
- Clique em Configurações e role para baixo até a seção Fotos.
- Uma vez dentro, ative a opção Otimizar armazenamento.
- Quando você tiver pouco espaço restante, o iOS apagará algumas fotos, mas elas continuarão a aparecer em uma resolução mais baixa e, como dizemos, você pode baixá-las em seu tamanho original do iCloud sempre que quiser.
Exclua os aplicativos que você não usa
É óbvio que, se você instalar aplicativos sem controle e não manter uma certa limpeza em seu iPhone ou iPad, isso afetará negativamente o armazenamento. Portanto, encorajamos você a dar uma olhada nos aplicativos que você instalou e excluir os que não usa mais. Lembre-se de que não só a instalação ocupa espaço, mas também todos os dados nela armazenados.
Uma maneira muito curiosa de solicitar que o iOS faça isso automaticamente para você é ativando a opção Remover aplicativos não utilizados. Você pode encontrá-lo em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone ou iPad. Esta opção excluirá os aplicativos que você não usa sem que você perceba quando tem pouco espaço restante, embora, sim, você continuará a ver o ícone do aplicativo. Isso significa que você pode baixá-los novamente sempre que quiser, sem perder dados.
Exclua os dados dos aplicativos que você menos usa
Também existe o método oposto. No iOS é possível excluir os dados dos aplicativos que você menos usa. Assim, você pode continuar a ter o aplicativo disponível quando precisar, mas sem ocupar muito espaço. Em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone (ou iPad), você pode ver todos os aplicativos que instalou e a quantidade de armazenamento que está sendo roubada. Aqui você pode ver quantos dados o próprio aplicativo está usando e quanto espaço adicional ele está economizando.
Por exemplo, no meu iPhone, o aplicativo Snapchat ocupa 163,6 MB e apenas em documentos e dados são 50,2 MB. Portanto, liberar todo o espaço de aplicativos menos usados pode ser útil para obter capacidade extra apenas quando você precisar.
Não guarde a foto HDR ou normal, você escolhe
A fotografia HDR (ou High Dynamic Range Imaging) é uma técnica que envolve o processamento de imagens para cobrir a mais ampla faixa de níveis de exposição de todos os ângulos. Isso é conseguido misturando várias fotos do mesmo lugar com exposições diferentes. O resultado é uma imagem mais elaborada e de melhor qualidade do que a original. Embora o iOS dê a opção de manter as duas fotos, a normal e a foto HDR, você pode economizar muito espaço se optar por não guardar as duas. Ou seja, opte por um ou outro dependendo do que você mais gosta.
Desative esta opção indo em Configurações, Câmera e desativando Smart HDR ou mantenha a foto normal.
Reduza a resolução dos vídeos
Além disso, muito importante para aproveitar mais espaço em seu iPhone ou iPad é diminuir a resolução dos vídeos que você grava. Lembre-se de que os modelos mais recentes do iPhone já permitem que vídeos sejam gravados a 4k e 60 quadros por segundo. A qualidade é incrível, mas o armazenamento sofre um golpe terrível. Para alguns vídeos profissionais, isso é bom, mas não é necessário manter essa qualidade em todos os nossos vídeos. E é que ao baixá-lo é possível economizar até 360 MB por minuto de gravação.
Volte para Configurações e Câmera e clique na seção Gravar vídeo. Aqui você tem várias opções para escolher. Se você tiver um modelo atual de iPhone, ele permitirá que você grave em 720p HD a 30fps, 1080p HD a 30fps, 1080p HD a 60fps e então em 4K a 24, 30 ou 60 fps. Evite 4K em todos os momentos para evitar danificar o espaço disponível.
Use um serviço de nuvem como o iCloud
Como dissemos no início, tanto o iPhone quanto o iPad não permitem expandir o espaço por meio de cartões de memória, como por exemplo com o popular microSD. Desta forma, não há outra opção a não ser recorrer a serviços de armazenamento em nuvem como o iCloud.
O iCloud oferece 5 GB de armazenamento totalmente gratuito, embora você possa expandi-lo o quanto quiser por um valor mensal. O mais popular é alugar 50 GB por apenas 1 euro por mês. Você também tem duas outras opções: 200 GB ou 2 TB por 3 ou 10 euros por mês, respectivamente.