Optical Reader é o aplicativo nativo com o qual o Samsung Galaxy S4 está equipado para converter o texto capturado em uma foto de um letreiro ou página em caracteres editáveis. É, por assim dizer, uma espécie de scanner OCR que lê e escreve para nós, dando a opção de retocar palavras ou fragmentos específicos. Seu funcionamento é bastante correto, desde que tenhamos um bom pulso e enquadremos bem a captura fotográfica. Se somos proprietários de um Samsung Galaxy S4 e ainda não mexemos nesse utilitário, vamos ver rapidamente como ele funciona e quais possibilidades oferece o Leitor Ótico no carro-chefe sul-coreano.
Quando abrimos o aplicativo, encontramos três ícones à esquerda. O primeiro, ao ser pressionado, alterna a possibilidade de o sistema “ler” automaticamente uma palavra, cartão de visita ou código QR com outra opção que obriga o usuário a capturar um slide completo que pode então ser selecionado para especificar as áreas a serem interpretadas. Ao ver uma pequena cruz na tela, teremos o primeiro utilitário disponível; Se esta cruz não aparecer, mas o ícone para capturar tudo aparecer na área, estaremos na segunda. A seguir, explicaremos como as duas opções funcionam. O segundo dos três ícones que mencionamos ativa ou desativa o flash da câmera, enquanto o terceiro ativa o tradutor que também integra o Samsung Galaxy S4.
Suponha que usemos o sistema de captura e leitura automática "" lembre-se, nós o distinguimos pela presença de uma pequena cruz na tela junto com o texto "coloque o ponto em palavras, informações de contato ou códigos QR" ". Nesse caso, bastaria colocar a objetiva na tela da palavra que queremos escanear. Em poucos segundos ele irá lê-lo e até mesmo traduzi-lo para o idioma com o qual configuramos anteriormente esta função. Mas se o que queremos capturar texto, o que teremos que fazer é recorrer à segunda opção descrita.
Nesse caso, mantendo o pulso o mais estável possível, tiramos uma fotografia do texto a ser convertido. É importante que tenhamos paciência para que o Samsung Galaxy S4 foque corretamente a área a ser capturada. Depois disso, selecionamos a área específica que nos interessa e clicamos no botão que encontramos na área superior direita da interface. Isso nos levará ao editor. Se a foto estiver nítida e nosso pulso responder, a tradução da imagem para o texto será bastante precisa. Caso algo dê errado, notaremos erros de impressão que, no entanto, podemos corrigir manualmente neste momento.
Assim que tivermos o texto formatado corretamente, poderemos compartilhá-lo por vários meios, algo que tem sido comum entre os smartphones. Assim, será especialmente útil para evitar o processo de redação de um texto longo que lemos em um relatório ou livro, para que em poucos passos economizemos a digitação para podermos enviar o texto a qualquer um de nossos contatos, seja para via e - mail, WhatsApp, redes sociais ou mensagem SMS.