Quando o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos perguntou há algum tempo à Apple sobre a forma como gerenciava o acesso de terceiros aos dados de seus usuários, a empresa respondeu com um retumbante: “Não somos o Facebook, não somos o Google ”. O pessoal de Cupertino se vangloria de ter um modelo de negócios completamente diferente de outros rivais do Vale do Silício, que supostamente vendem as informações de seus usuários a anunciantes.
Isso deixa o assistente da Apple, Siri, muito melhor do que outros que deram muito o que falar nos últimos meses, como Alexa da Amazon ou o próprio assistente do Google. De acordo com a Apple , uma vez que a gravação começa quando as palavras mágicas "Hey Siri" são ditas, ela é enviada para a Apple junto com um número de identificação anônimo que não está relacionado ao ID do indivíduo. Além disso, os usuários podem alterar esse número sempre que quiserem.
Em qualquer caso, alguns meios de comunicação revelaram que isso não é inteiramente verdade e que uma empresa subcontratada pela Apple se dedicaria a ouvir as informações confidenciais de seus usuários. E não se encarregaria apenas de ouvir as solicitações específicas do assistente, mas também armazenaria conversas privadas dos usuários através do microfone do aparelho. Portanto, a única forma de se proteger desse emaranhado de denúncias, em que os donos dos terminais são as principais vítimas, é desativando o assistente de voz. Nesse caso, Siri. Aqui, explicamos todas as etapas que você deve seguir.
- Entre nas configurações do seu iPhone ou iPad e procure a seção "Siri e procure"
- Em seguida, desmarque as caixas "Ao ouvir ouve o Siri" e "Pressione o botão lateral para abrir o Siri"
- Ao fazer isso, você verá uma mensagem indicando se deseja desativar o Siri. Pressione-o para completar sua tarefa.
Realmente é um processo muito simples e rápido, que lhe permitirá ficar mais calmo caso tenha medo de estar sendo espionado. Você já sabe que a partir deste momento, sempre que disser "Ei Siri", a voz do assistente não virá mais em seu auxílio. No momento em que você quiser trazê-lo de volta à vida, basta reverter o processo.