Índice:
De acordo com a versão oficial oferecida pela Xiaomi, a empresa chinesa bloqueia o bootloader de seus terminais por motivos de segurança. Oferecer um terminal com o bootloader desbloqueado o expõe, por exemplo, às próprias lojas que vendem o terminal, podendo instalar seus próprios aplicativos no sistema. No entanto, a marca permite que os usuários desbloqueiem o bootloader se quiserem fazer o root em seus terminais para aproveitar ao máximo seus terminais, ou para poder instalar o Gcam, a câmera do Google, em alguns de seus celulares, como, por exemplo, no Xiaomi Redmi Note 5. Já ensinamos como instalar o Gcam em um Redmi Note 7, um processo muito simples.
Vamos te ensinar como desbloquear o bootloader em qualquer terminal Xiaomi. É um processo legal oferecido pela mesma empresa Xiaomi. Abrir o bootloader não modifica o contrato de garantia ao comprar o celular. Claro, qualquer modificação que você fizer, a posteriori, uma vez que o bootloader é aberto, é sua responsabilidade e você deve assumir o risco de que seja inútil. Neste tutorial iremos dizer-lhe como abrir o bootloader… embora mais do que como abri-lo, como solicitar o pedido de abertura. Não, este processo não é automático. Assim que o solicitar, aparecerá uma mensagem avisando que terá de esperar entre 360 e 715 horas (entre 15 dias e um mês). Não há como pular isso, então você terá que esperar.
Passos para desbloquear o bootloader de um celular Xiaomi
A primeira coisa que temos que fazer para desbloquear o bootloader de seu Xiaomi é entrar na página de desbloqueio MIUI e baixar a ferramenta Mi Tools. Para fazer o download, você deve entrar com o nome de usuário e a senha de sua conta MIUI. Lembre-se de colocar o prefixo correspondente na primeira caixa olhando para a lista de países ESPANHA, assim em inglês.
Assim que sua senha for confirmada, uma nova tela aparecerá, na qual você poderá baixar a ferramenta Mi Tools, da qual solicitará o desbloqueio.
Agora vamos ao nosso celular para ativar as opções de desenvolvimento e ativar a depuração USB para poder processar o desbloqueio. Iremos para 'Configurações' - 'Sobre o telefone' e clicaremos sete vezes na seção 'Versão MIUI'. Um sinal irá nos avisar que ativamos com sucesso as opções de desenvolvimento.
Agora iremos para 'Sistema e dispositivo' - 'Configurações adicionais' - 'Opções do desenvolvedor'. Dentro deles, procuramos ' depuração USB ' e ativamos a chave. Devemos também ativar a opção 'Meu Status de Desbloqueio' neste mesmo menu.
Levando em consideração que a ferramenta já foi baixada (recomendamos descompactar a pasta com a ferramenta na área de trabalho), vamos desligar nosso terminal e ligá-lo mantendo pressionados os botões de menos volume e desbloquear / bloquear ao mesmo tempo. Se você fizer isso corretamente, uma tela aparecerá com o logotipo MIUI e a palavra 'FASTBOOT'. Agora conecte o terminal ao seu PC via cabo microUSB.
Abrimos a ferramenta e ela solicitará que você se reconecte à sua conta Mi no Xiaomi. Não se esqueça de colocar o prefixo correspondente ao país do seu número de telefone, na Espanha, +34.
Assim que o terminal estiver conectado e reconhecido pela ferramenta, basta clicar em 'Desbloquear' e o processo será iniciado automaticamente. Ao final, aparecerá uma mensagem com o tempo que você terá que esperar para desbloqueá-lo. Muito importante: você deve esperar o tempo todo e até mais alguns dias.
Quando o tempo definido tiver passado, reconectamos o terminal ao nosso PC com a depuração USB ativada e entramos no modo FASTBOOT (botão de diminuir o volume + bloquear / desbloquear). Iniciamos a ferramenta novamente, entre na conta MIUI e pressione 'Desbloquear'.
Uma porcentagem nos notificará sobre o processo de desbloqueio. O celular será reiniciado apenas quando for concluído e você terá o bootloader desbloqueado.