Nosso celular contém uma boa parte de nossas informações privadas. Fotos, e-mails, senhas, agenda ou lista de contatos, entre outras coisas, podem ficar ao alcance dos curiosos caso atendam ao telefone sem nossa autorização. É por isso que a opção de usar uma fórmula eficaz de bloqueio e desbloqueio pode nos salvar de expor nossos dados.
Nesse sentido, o Google desenvolveu uma função de desbloqueio através do reconhecimento facial que desde o lançamento do Android 4.0 Ice Cream Sandwich já está disponível para os usuários. Mas há ainda mais, e é que da sul-coreana Samsung conseguiram melhorar este sistema com vista a aumentar a blindagem que esta medida de segurança supõe.
No caso do Samsung Galaxy S3, além disso, as opções de reconhecimento vinculadas à câmera frontal do aparelho deram mais um passo, incluindo novas opções. Mas vamos em partes. Se você possui um Samsung Galaxy S3 e ainda não ativou a função de reconhecimento facial, convidamos você a experimentá-la para ver como pode ser útil. Para isso, basta acessar o menu de configurações pressionando, ainda na área de trabalho principal, a tecla capacitiva à esquerda do botão iniciar. Uma vez lá, procure a seção Segurança.
Neste ponto, clique na opção Bloquear tela, onde um novo menu será aberto com várias seções para selecionar. O que nos interessa é o Desbloqueio Facial. Assim que acessarmos aqui, podemos configurar as opções de desbloqueio.
Embora o reconhecimento seja muito preciso, é recomendável que você não use óculos de sol ou acessórios que normalmente não usa no rosto. Agora veremos por quê. O sistema mapeará seu rosto para reconhecer características e detalhes que serão usados para agrupar a imagem e usá-la como base para desbloquear a tela.
Até agora, encontramos uma função que está disponível em todos os celulares com Android 4.0 ”” até mesmo em alguns com Android 2.3 Gingerbread, como o primeiro Samsung Galaxy S, graças a um pacote de melhorias que compensa a ancoragem que este dispositivo deixa de fora do roteiro de atualizações do Google.
No entanto, os caras da Samsung ampliaram um pouco mais as possibilidades de desbloqueio por meio do reconhecimento facial e, de fato, a segurança é melhorada graças a opções como piscar para o usuário como parte da rotina de desbloqueio, que ainda prevalece mais a blindagem do dispositivo.
Além disso, no caso do Samsung Galaxy S3, a opção de desbloqueio por reconhecimento usando o sensor frontal foi revertida. Tanto que ainda, graças à função Smart Stay, o telefone também pode travar ao saber que o estamos observando.
Na realidade, não é que bloqueie, mas sim que reconhece que o utilizador está a olhar para o ecrã, de forma que, embora esteja configurado para hibernar após um determinado número de segundos, o dispositivo manteria o ecrã ativo até você perceber que paramos de escanear o painel.